Um tenente da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi preso em flagrante após atirar duas vezes contra um militar da reserva dentro do 4º Batalhão da PM, em Ponta Porã, na madrugada desta quarta-feira (16). A vítima, que estava cumprindo uma detenção administrativa na unidade, foi atingida no rosto e no abdômen e precisou ser encaminhada em estado grave ao Hospital Regional da cidade.

Segundo informações apuradas por veículos de Mato Grosso do Sul, o policial da reserva cumpria uma detenção de dez dias no alojamento do batalhão. O tenente estava de serviço quando foi até o local e efetuou os disparos. Após os tiros, a própria equipe da unidade prestou os primeiros socorros e levou o militar para atendimento médico. Ele deverá passar por cirurgia no rosto e havia possibilidade de transferência para Campo Grande.

A ocorrência foi registrada por volta de 1h30. Um policial teria ouvido os dois disparos e, em seguida, um pedido de socorro. Ao chegar ao local, encontrou o militar ferido. O tenente foi detido ainda dentro do batalhão e autuado em flagrante por tentativa de homicídio. A arma utilizada na ocorrência foi apreendida e encaminhada para perícia.

Durante o depoimento, o oficial permaneceu em silêncio. Após os procedimentos realizados em Ponta Porã, a previsão é que ele seja encaminhado ao Presídio Militar Estadual, em Campo Grande. A Polícia Civil também foi acionada e uma equipe de perícia esteve no batalhão para levantar informações que possam ajudar a esclarecer a dinâmica dos disparos.

A motivação ainda não foi divulgada. A Corregedoria-Geral da Polícia Militar acompanha os procedimentos de polícia judiciária militar e também deve apurar eventuais questões disciplinares relacionadas ao episódio. A corporação informou que as circunstâncias do caso ainda estão sendo investigadas e reforçou o compromisso com a legalidade e a proteção da sociedade sul-mato-grossense.

A identidade dos envolvidos e as circunstâncias que antecederam os disparos ainda são objeto de apuração. A prisão em flagrante e a autuação por tentativa de homicídio representam, neste momento, o estágio inicial da investigação, que deverá esclarecer a dinâmica e a motivação do ataque.