quinta-feira, 23 de abril de 2026

Vereadora Luiza apresenta projeto para sustar portaria da Funesp que cobra altos valores pelo uso de espaços esportivos

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresentou na Câmara Municipal um Projeto de Decreto Legislativo que susta a Portaria nº 19/2026 da Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande (Funesp), norma que estabelece regras e cobrança de valores para a utilização de equipamentos esportivos e de lazer administrados pela fundação.

De acordo com a parlamentar, a portaria ultrapassa o poder regulamentar da fundação ao fixar preços públicos e estabelecer condições para o uso de espaços esportivos, atribuições que, segundo a Lei Orgânica do Município, são de competência privativa da prefeita por meio de decreto. Por esse motivo, o projeto apresentado na Câmara propõe a suspensão imediata da norma.

Segundo Luiza Ribeiro, além de apresentar vícios jurídicos, a portaria cria obstáculos ao acesso da população ao esporte e ao lazer. “Estamos falando de equipamentos públicos que deveriam incentivar a prática esportiva. No entanto, a cobrança de valores elevados acaba restringindo o acesso da população, especialmente de atletas amadores e entidades comunitárias”, afirmou.

Entre os exemplos citados pela vereadora está a cobrança de R$ 3.901 pela diária do estádio “Toca do Leão”, no Parque Jacques da Luz. Para Luiza, valores dessa natureza podem inviabilizar torneios comunitários e iniciativas de esporte amador, que já enfrentam dificuldades para custear arbitragem, materiais esportivos e organização de competições.

O projeto também aponta que a portaria se baseia em legislação já revogada e contraria princípios previstos na Constituição Federal e na chamada Lei Pelé, que estabelecem o dever do Estado de fomentar práticas esportivas e garantir a democratização do acesso ao esporte.

Caso o decreto legislativo seja aprovado, a portaria da Funesp perderá seus efeitos e os atos praticados com base nela serão considerados nulos. O texto também prevê que valores pagos em excesso por usuários dos espaços esportivos poderão ser restituídos mediante solicitação administrativa.

Para a vereadora, a medida busca preservar o acesso democrático ao esporte e garantir que normas administrativas respeitem os limites legais. “O poder público deve incentivar a prática esportiva, não criar barreiras para que a população utilize os espaços públicos”, concluiu.


Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS