quarta-feira, 10 de junho de 2026

Entrevista a podcast destaca atuação do Cejusc Saúde na solução de demandas de saúde

Já está disponível no YouTube o episódio do “Povo na TV Cast”, quadro de entrevistas do programa “O Povo na TV”, exibido pelo SBT MS, que traz uma conversa com o juiz coordenador do Cejusc Saúde, José Henrique Kaster. Durante a entrevista, o magistrado apresenta ao público o trabalho desenvolvido pelo Cejusc Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, estrutura especializada na solução consensual de conflitos relacionados à saúde.
Ao longo da conversa, o juiz explica o funcionamento da unidade, os principais tipos de demandas atendidas e os benefícios da conciliação e da mediação para a garantia do direito à saúde, destacando a busca por soluções mais rápidas, humanizadas e eficientes para os cidadãos. A entrevista pode ser assistida na íntegra no canal do programa no YouTube. Clique aqui para ver!
Na entrevista, gravada em meados de maio, o magistrado explicou que o Cejusc Saúde foi criado em consonância com a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de oferecer soluções mais rápidas, humanizadas e eficientes para demandas envolvendo o direito à saúde.
Entre os principais casos atendidos pelo Cejusc Saúde estão questões relacionadas ao fornecimento de medicamentos, tratamentos médicos e demandas envolvendo planos de saúde. O modelo prioriza a conciliação e a mediação, buscando estimular o diálogo entre as partes antes do prolongamento das disputas judiciais.
Segundo o magistrado, a atuação do Cejusc Saúde contribui para reduzir a judicialização excessiva, acelerar o atendimento aos cidadãos e aproximar instituições como o Judiciário, o poder público e operadoras de saúde na construção de soluções consensuais.
No decorrer da conversa, José Henrique Kaster também ressaltou o papel social desempenhado pelo Cejusc Saúde, especialmente em situações sensíveis e urgentes, reforçando o compromisso do TJMS com a ampliação do acesso à Justiça de forma humanizada e com a garantia do direito fundamental à saúde.
Saiba mais – O “Povo na TV Cast” é um espaço de entrevistas do programa “O Povo na TV”, do SBT MS, voltado à discussão de temas de interesse da sociedade sul-mato-grossense. A entrevista com o juiz permite ao público conhecer mais de perto o trabalho realizado pelo Cejusc Saúde, iniciativa que busca tornar a resolução de conflitos na área da saúde mais ágil, acessível e humanizada.

Fonte: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – TJMS

Enquete

[totalpoll id="195"]

Últimas