domingo, 19 de maio de 2024
Campo Grande
18°C

Rádio SOUCG

Hoje (23) é feriado em Chapadão do Sul que completa 36 anos de emancipação

Momento em que o então Governador Marcelo Miranda apresentava a assinatura da lei que criou o Município de Chapadão do Sul. Foto: Acervo Júlio Alves Martins

Chapadão do Sul, município criado em 1.987 comemora hoje, 23 de outubro o seu aniversário de 36 anos. Foi neste dia em que o então Governador de Mato Grosso do Sul esteve em um almoço, no Salão Paroquial de Chapadão do Sul, para na presença de dezenas de lideranças e outras autoridades, sancionar a lei que criou o município. Ela foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, no dia 27 de outubro daquele mesmo ano.

É comum confundirmos emancipação política administrativa de um município, com fundação da cidade, fatos totalmente diferentes, mas Chapadão do Sul era uma cidade muito nova e os mesmos líderes participantes da fundação da cidade estavam ainda juntos na luta pela emancipação.

Mesmo antes da emancipação política administrativa, Chapadão do Sul já se destacava na região pela sua força no agronegócio, sendo ainda um Distrito de Cassilância, o município mãe.

Após a publicação da lei de criação do município, as lideranças já começaram o movimento para eleição do primeiro prefeito e vereadores, que ocorreu em novembro do ano de 1.988, com posse dos representantes do executivo e legislativo em janeiro de 1.989.

Com a implantação da administração municipal, a diversificação agrícola, pecuária, o crescimento do comércio e indústria, rapidamente a cidade de Chapadão do Sul cresceu e ainda no primeiro mandato já teve início a pavimentação das ruas, começando nos altos da Avenida Dois.

Fonte: jovemsulnews (Norbertino Angeli)

É permitida a reprodução ou divulgação, em outros órgãos de comunicação, de notícias ou artigos publicados nesta website, desde que expressamente citada a fonte, ficando aquele que desatender a esta determinação sujeito às sanções previstas na Lei nº 5.259/1967 (Lei de Imprensa)

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas