O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta sexta-feira (24) as inscrições para 235 vagas em cursos gratuitos de pós-graduação presenciais voltados à formação de professores. As oportunidades estão distribuídas em seis municípios, e as aulas têm previsão de início em fevereiro de 2027. Os prazos e os critérios de seleção variam conforme o curso e o campus escolhido.

Do total de vagas, 205 são para a Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, oferecida nos campi de Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Outras 30 vagas são destinadas à Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, no Campus Campo Grande.

A especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem 40 vagas em Campo Grande, 40 em Naviraí, 20 em Nova Andradina, 40 em Ponta Porã, 25 em Corumbá e 40 em Três Lagoas. Podem concorrer candidatos com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), independentemente da área de formação.

O curso tem carga horária de 360 horas, além de 60 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com duração estimada entre 12 e 18 meses. A proposta é preparar docentes e profissionais que atuam em ambientes educacionais, com abordagem sobre as relações entre ciência, tecnologia, trabalho e diversidade cultural.

Serviço

  • Inscrições: a partir de 24 de outubro de 2026.
  • Vagas: 235, distribuídas em duas especializações.
  • Cursos: Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Ensino de Ciências e Matemática.
  • Prazos: 15 de novembro para Corumbá, Três Lagoas e Ensino de Ciências e Matemática; 22 de novembro para Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.
  • Onde consultar: Central de Seleção do IFMS.