Quem sonha em trabalhar como motorista profissional e se inscreveu no Programa Mais Motoristas já pode avançar para a próxima etapa sem precisar gastar com a mudança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Cerca de 138 mil candidatos inscritos na edição 2026 do programa começaram a enviar nesta segunda-feira (24) a documentação exigida para disputar uma das oportunidades de formação com custos financiados pelo SEST SENAT.
O prazo para o envio dos documentos termina em 3 de setembro. O programa oferece gratuitamente a mudança de categoria da CNH para C, D ou E, além de capacitação profissional para quem pretende atuar como motorista. Todo o procedimento é realizado pela internet, sem necessidade de comparecer presencialmente a uma unidade do SEST SENAT.
Os documentos devem ser enviados exclusivamente pelo Portal do Cliente do SEST SENAT, utilizando os mesmos dados informados durante a inscrição. O candidato precisa apresentar a CNH, comprovante de residência, nada consta do Detran ou certidão de prontuário e certidão de antecedentes criminais.
A orientação é conferir os arquivos antes do envio, principalmente em relação à legibilidade e validade das informações. Depois da apresentação, os documentos passarão por uma etapa de conferência de autenticidade, que contará também com auxílio de Inteligência Artificial devido ao grande volume de inscrições.
Enviar os documentos, porém, não significa que o candidato já está aprovado. A documentação será analisada e a etapa de validação possui caráter eliminatório. Quem for considerado apto será convocado posteriormente para participar da formação e realizar a mudança de categoria, seguindo os critérios e o cronograma estabelecidos pelo programa.
De acordo com o edital, as convocações podem ocorrer até 2029. Por isso, os candidatos devem manter telefone e e-mail atualizados e acompanhar as mensagens enviadas pelo SEST SENAT, além das informações divulgadas pelos canais oficiais da instituição.
A edição 2026 recebeu aproximadamente 138 mil inscrições antes do encerramento do prazo, em 14 de julho. Entre os critérios estavam ter pelo menos 19 anos, possuir CNH válida e não ter cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores à inscrição.
Além de custear a alteração da categoria da habilitação, o Mais Motoristas oferece formação voltada ao mercado profissional. A proposta é ampliar o número de trabalhadores qualificados para atuar no transporte e facilitar a entrada de novos profissionais no setor.
Documentos e prazo
O envio deve ser feito até 3 de setembro, exclusivamente de forma virtual. O candidato deve separar:
- CNH válida;
- comprovante de residência;
- nada consta do Detran ou certidão de prontuário;
- certidão de antecedentes criminais.