O 58º Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, deverá atrair 120 mil turistas, o dobro da população da cidade localizada no interior do estado do Amazonas.
Os bois Caprichoso e Garantido estão na reta final dos preparativos para mais uma disputa na Arena do Boi, o “bumbódromo”. A disputa pelo título envolve 21 itens que são avaliados pelos jurados.
Toadas, coreografia, alegorias e a apresentação de lendas amazônicas fazem parte das apresentações. A torcida de cada boi, chamada de “galera”, ocupa metade da arena e participa ativamente com cores e animação.
196 voos extras
Parintins fica a 369 km de Manaus (AM) e o acesso ao município é feito somente por rio ou avião. Uma viagem de barco de Manaus para Parintins dura cerca de 18 horas. Já o trajeto de avião é realizado em 2h30.
Entre 25 de junho e 01 de julho a Azul, única companhia que opera voos em Parintins, terá 196 voos extras para atender o público que pretende viajar para curtir o festival.
Segundo a Azzul, serão cerca de 13 mil assentos nos voos adicionais da companhia no destino. Quando comparado com 2024, em 2026 o aumento d decolagens será de 28%, o que representa, em média, praticamente um voo por hora em cada sentido nos 3 s dias de apresentações.