Durante a GTC 2024
a NVIDIA apresentou a demonstração mais recente da ferramenta NVIDIA ACE para criar NPCs únicos por meio de IA Generativa
. Ao combinar o ACE com o modelo NeMo de linguagem
, é possível que desenvolvedores de jogos criem personagens com expressões faciais, respostas, comportamentos e interações em geral mais próximas de seres humanos, sem falas pré-programadas.
A ferramenta já havia sido apresentada em 2023 com um barman em um mundo cyberpunk
, e a demonstração mais recente traz novos contextos, com interações e expressões ainda mais avançadas. Vale lembrar que além dos hardwares
, a NVIDIA está investindo em criar um ecossistema de softwares e ferramentas para IA
.
Na prática, isso irá permitir que jogadores tenham experiências realmente únicas em um mesmo jogo, com os “humanos digitais” daquele universo interagindo de forma autêntica com o personagem principal, baseado em parâmetros de personalidade.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Humanos digitais
A nova demo foi desenvolvida em parceria com a Ubisoft
como resultado de pesquisas com GenAI
, dando vida aos NEO NPCs. Ao todo foram três demonstrações distintas com cenários específicos, cada um focado em um aspecto diferente dos possíveis comportamentos de NPCs.
É importante ressaltar que isso não significa que os roteiros serão extintos e que o conteúdo dos jogos será todo baseado em repostas generativas. Em seu keynote de abertura da GTC, Jensen Huang reforça que o desenvolvimento da IA
como um todo não é desregulado, existindo guard rails
parametrizando até onde a IA tem “liberdade” para criar.
Naturalmente, esses mesmos princípios também serão aplicados ao desenvolvimento de jogos. Resumidamente, mesmo com comportamentos variados, alguns NPCs-chave vão precisar entregar respostas específicas para que o jogador avance em uma missão.
No entanto, os comportamentos do jogador em um contexto podem fazer com que esses NPCs “colaborem” com mais ou menos facilidade, dependendo de suas próprias personalidades, percepções da situação e, até mesmo, afinidade com o jogador e suas posturas.
Utilizando a ferramenta Inworld AI, a Ubisoft criou dois NEO NPCs para sua demonstração, cada um deles com conhecimentos, estilos de conversação e história próprios. Já a ferramenta NVIDIA Audio2Face possibilita que as animações de fala acompanhem a sincronia labial das respostas em tempo real, criando personagens literalmente únicos.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: