Com participação aproximada de 10% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, o cooperativismo sul-mato-grossense teve sua importância reconhecida na noite desta quarta-feira (1º) em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Por proposição do deputado Professor Rinaldo Modesto (União), a sessão entregou a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em Homenagem ao Cooperativismo Sul-Mato-Grossense a 35 homenageados.
Instituída pela Resolução 22/2025, de autoria do Professor Rinaldo, a honraria foi concedida a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento e ao fortalecimento do cooperativismo no Estado. A solenidade integra as comemorações da semana do Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado anualmente no primeiro sábado de julho.

“É uma alegria muito grande realizar este evento em homenagem ao cooperativismo de Mato Grosso do Sul, que é uma referência para o Brasil”, considerou Rinaldo Modesto, que coordena a Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo da ALEMS. “A contribuição desse setor para o PIB do nosso estado é de 10%. Do ponto de vida per capita, o cooperativismo sul-mato-grossense supera todos os estados brasileiros”, acrescentou.
O parlamentar reforçou com outros números a relevância do cooperativismo em Mato Grosso do Sul. “São 138 cooperativas, mais de 668 mil cooperados, 15.500 de empregos diretos”, citou. “Portanto, esta sessão solene coroa esse êxodo que nós temos tido aqui no nosso Estado. E essa homenagem às instituições de cooperativas e personalidades reforça a importância que essa filosofia de vida tem em Mato Grosso do Sul”, completou.
A mesa de autoridades foi composta, além do deputado Professor Rinaldo Modesto, pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Regis; pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, representando o Governo do Estado; pelo diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella; e pela reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professora doutora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Regis, a homenagem prestada pela ALEMS evidencia a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Ele informou que o Estado conta atualmente com cerca de 150 cooperativas e mais de 600 mil cooperados, números que demonstram a força do setor. “Celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo com essa homenagem da Assembleia Legislativa é muito significativo para nós. Além das cooperativas, diversas personalidades, parceiros e instituições também estão sendo reconhecidos, o que reforça a importância desse movimento para o Estado”, afirmou.
Regis destacou que o reconhecimento do Poder Legislativo simboliza a valorização do trabalho desenvolvido pelo cooperativismo ao longo de décadas. “Essa homenagem certifica tudo aquilo que as cooperativas têm construído ao longo de mais de 45 anos de atuação do Sistema OCB em Mato Grosso do Sul. A cooperativa mais antiga do Estado tem 91 anos de história. As cooperativas têm um olhar diferenciado para seus associados e contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
A programação da noite também contou com a apresentação da Orquestra Som e Vida, regida pela maestrina Daniele Vicente. Formada por mais de 200 crianças e jovens, a iniciativa recebe apoio do Sistema OCB/MS e do Sicoob e utiliza a música como instrumento de formação, cooperação e inclusão social. O grupo apresentou as canções Carinhoso, de Pixinguinha, e Quilômetro 11, de Mario del Tránsito e Constante Aguer.

Também foi exibido um vídeo institucional, produzido pela TV ALEMS, em homenagem ao cooperativismo no Mato Grosso do Sul.
Homenageados
Entre os homenageados, estiveram personalidades, instituições e cooperativas com atuação relevante em áreas como promoção das atividades cooperativistas, desenvolvimento de cooperativas dos segmentos agropecuário, crédito, trabalho, educação, saúde, consumo e habitação, além do incentivo à economia solidária, ao desenvolvimento regional sustentável e a iniciativas de impacto social e educacional.
(Os nomes das pessoas e entidades homenageadas estão no fim da matéria)
Promoção da paz
Falando em nome dos homenageados, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Regis, agradeceu ao deputado Professor Rinaldo Modesto pela iniciativa da homenagem e destacou o simbolismo da solenidade, realizada na semana em que se celebra o Dia Internacional das Cooperativas. Segundo ele, neste ano a data tem como tema, definido pela Aliança Cooperativa Internacional, a promoção da paz. “Quero, em nome de todos os homenageados, agradecer ao deputado Professor Rinaldo por esta iniciativa. É uma homenagem que valoriza o trabalho realizado pelo cooperativismo em nosso Estado”, afirmou.
Celso Regis também ressaltou que o cooperativismo tem como essência o cuidado com as pessoas e a atuação coletiva em prol do bem comum. “O princípio da cooperação é cuidar uns dos outros. Cooperativa pressupõe pessoas caminhando lado a lado, trabalhando juntas em busca de objetivos comuns”, disse. Ele destacou, ainda, que a solenidade reuniu representantes de todos os ramos do cooperativismo, como crédito, saúde, transporte e agronegócio. “Enquanto seres humanos, é possível estarmos unidos por meio de um empreendimento cooperativo, sempre buscando, por meio da justiça social, promover a felicidade das pessoas”, concluiu.
Serviço
Confira abaixo a relação dos homenageados pelo deputado Professor Rinaldo Modesto:
Personalidades
Jaime Elias Verruck
Tereza Cristina Correa da Costa Dias
Flodoaldo Alves de Alencar
Marcio Antonio Portocarrero
Ivanildo de Jesus Silva Formado
Cícero Gomes Coimbra
Sadi Di Pauli
Sadi Masiero
Instituições
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Sistema Fiems)
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul)
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomercio MS)
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS)
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)
Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems)
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Agro
Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coop-Grande)
Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre (Camva)
Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul)
Cooperativa Agroindustrial Copagril (Copagril)
Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (Cooasgo)
Coamo Agroindustrial Cooperativa
Transporte
Cooperativa de Transportes de Sidrolândia (Cootransidro)
Cooperativa de Transporte de Angélica
Cooperativa de Apoio aos Transportadores Rodoviários de Mato Grosso do Sul (Coopersul)
Cooperativa de Transporte de Passageiros e Carga Cidade das Águas (Coopertrês)
Saúde
Unimed Campo Grande
Uniodonto Mato Grosso do Sul
Unimed Três Lagoas
Infraestrutura
Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados (Cergrand)
Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural do Sudoeste Sul-Mato-Grossense (Coeso)
Trabalho e consumo
Cooperativa de Trabalho em Desenvolvimento Rural e Agronegócio (Coopaer)
Crédito
Sicoob Ipê
Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia
Sicredi Centro Sul MS/ BA
Veja no vídeo abaixo a íntegra da solenidade:







