quarta-feira, 27 de maio de 2026

João Henrique cobra apuração sobre contas do Estado e repasses aos poderes

A situação financeira do Governo do Estado e possíveis impactos em serviços essenciais pautaram o pronunciamento do deputado estadual João Henrique (NOVO) durante o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O parlamentar afirmou ter recebido denúncias sobre atrasos no pagamento de contas de telefonia, energia e internet, o que, segundo ele, estaria afetando o funcionamento de serviços emergenciais como os números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Ao abordar o tema, João Henrique citou requerimentos apresentados anteriormente por parlamentares da Casa, além de reportagens publicadas pela imprensa sobre instabilidades em canais de emergência e comunicação em órgãos públicos. O deputado também mencionou documentos relacionados a contas em aberto em diferentes secretarias estaduais.

Serviços essenciais e fiscalização

Na tribuna, o parlamentar defendeu uma investigação mais ampla a respeito da situação fiscal do Executivo estadual. Segundo ele, a preocupação vai além dos serviços de telefonia e alcança também os repasses constitucionais aos poderes e instituições.

João Henrique afirmou que os valores do duodécimo destinados à ALEMS, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Tribunal de Contas estariam sendo feitos com atrasos e diferenças em relação ao previsto. O deputado disse ter utilizado dados disponíveis em portais de transparência e relatórios públicos para embasar os apontamentos.

Ainda durante o pronunciamento, o parlamentar questionou a realização de um convênio entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), no valor de R$ 7 milhões, em meio às alegações de dificuldades financeiras enfrentadas pelo Executivo.

O discurso gerou aparte do presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), que pediu cautela em relação às declarações envolvendo a Fiems e uma eventual pesquisa eleitoral.

Gerson Claro questionou se João Henrique afirmava que recursos do convênio teriam sido utilizados para custear pesquisa. O presidente ressaltou que, caso houvesse irregularidade comprovada, haveria apoio de todos os parlamentares para apuração, mas pediu responsabilidade com as informações apresentadas.

Em resposta, João Henrique afirmou que sua crítica estava relacionada ao momento financeiro do Estado e ao repasse de recursos para a entidade, enquanto, segundo ele, haveria contas e obrigações pendentes. O deputado voltou a defender a necessidade de esclarecimentos e de acesso aos extratos de pagamentos e repasses mencionados em seu discurso.


Fonte: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul – ALEMS

X