Co-fundador da Twitch, Emmett Shear é o novo CEO da OpenAI
Co-fundador e ex-CEO da Twitch, Emmett Shear aceitou a proposta para ser o novo CEO interino da OpenAI após a demissão de Sam Altman. Shear chega à empresa para substituir a também interina Mira Murati, que assumiu o cargo com a saída de Altman e volta à posição original de CTO, chegando ao número de três CEOs diferentes em três dias.
Em publicação no X (antigo Twitter), Emmett Shear confirmou que topou a posição após conversar com a família e com o quadro de diretores do projeto. “Aceitei este trabalho porque acredito que a OpenAI é uma das companhias mais importantes que existem atualmente. Quando o quadro compartilhou a situação e pediu para que eu aceitasse a função, não tomei a decisão de forma leve. Senti que tinha um chamado para ajudar se pudesse”, comentou.
Today I got a call inviting me to consider a once-in-a-lifetime opportunity: to become the interim CEO of @OpenAI
. After consulting with my family and reflecting on it for just a few hours, I accepted. I had recently resigned from my role as CEO of Twitch due to the birth of my…–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–— Emmett Shear (@eshear) November 20, 2023
Shear já pontuou que não vai trazer muitas decisões a público, mas aproveitou a postagem para revelar o plano de ações para os próximos 30 dias. As ações incluem:
- Contratar um investigador independente para averiguar todo o processo que levou às demissões e criar um relatório completo;
- Continuar o contato com empregadores, parceiros, investidores e consumidores, tomar notas e compartilhar os principais pontos-chave;
- Reformar as equipes de direção e liderança devido às recentes saídas para criar uma força efetiva para gerar resultados aos consumidores.
Turbulências na OpenAI
Shear não deve ter vida fácil: o CEO assume o cargo diante de uma das principais crises que envolvem a OpenAI desde quando a empresa trocou o modelo sem fins lucrativos e criou uma empresa subsidiária para lidar com investimentos de terceiros.
Altman foi demitido na última sexta-feira (17) sob a alegação de que “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”. A notícia pegou muita gente de surpresa e causou uma debandada de funcionários da empresa, incluindo a saída do presidente e co-fundador da OpenAI, Greg Brockman.
Logo após a movimentação, muitos profissionais da companhia publicaram a mesma mensagem no X: “A OpenAI não é nada sem o seu pessoal”. Até mesmo Mira Murati, a chefe de tecnologia apontada como CEO interina na ocasião, postou o texto.
OpenAI is nothing without its people
— Mira Murati (@miramurati) November 20, 2023
Enquanto isso, a criadora do ChatGPT tenta juntar os cacos dos últimos dias. O co-fundador do projeto e chefe do quadro de diretores, Ilya Sutskever, disse que se arrepende profundamente da participação nas ações do quadro e que nunca teve a “intenção de prejudicar a OpenAI”.
I deeply regret my participation in the board’s actions. I never intended to harm OpenAI. I love everything we’ve built together and I will do everything I can to reunite the company.
— Ilya Sutskever (@ilyasut) November 20, 2023
Altman já tem um novo lar: a Microsoft contratou o profissional para liderar uma nova equipe de pesquisa sobre IA na Gigante de Redmond
. A notícia, inclusive, já impulsionou as ações da MS na bolsa de valores dos EUA.
Quem é Emmett Shear?
Formado pela Universidade de Yale, nos EUA, Emmett Shear fundou a Justin.tv em 2006 ao lado de Justin Kan, Michael Seibel e Kyle Vogt. A plataforma permitia que qualquer pessoa publicasse transmissões ao vivo na internet e ficou popular no segmento das lives.
Após notarem o sucesso das transmissões sobre games, Shear e Kan fundaram a Twitch em 2011 e migraram o serviço da Justin.tv para lá em 2014. Shear assumiu o cargo de CEO, atuou na venda da plataforma para a Amazon e deixou o cargo em março de 2023 — na época, alegou que a decisão foi tomada para ter mais tempo para cuidar do filho. Agora, oito meses depois, volta a assumir uma posição de liderança, dessa vez na OpenAI.
Já comentou que trabalho de CEO poderia ser automatizado
Curiosamente, Emmett Shear já disse que o cargo de CEO e de outras funções de liderança poderia facilmente ser automatizado. Em publicação feita em setembro deste ano no X, o executivo comentou que “existem as decisões importantes que você não pode substituir”, e em outra resposta apontou que atividades como comunicação, identificação de talentos, detecção de problemas e oportunidades e feedback construtivo poderiam fazer parte desse processo de automatização.
Unironically. Most of the CEO job (and the majority of most executive jobs) are very automatable. There are of course the occasional key decisions you can’t replace. https://t.co/PfA5qlHDeU
— Emmett Shear (@eshear) November 16, 2023
Até o momento, a OpenAI não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a mudança no comando da empresa.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: