10.09.2025 · 12:03 · Vereador Carlão
Nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no mês da campanha “Setembro Amarelo”, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), 1° secretário da Mesa Diretora da Câmara sobre o tema, lembrando que é da Lei 5.613/15 que dispõe sobre a Implantação de Medidas de Prevenção ao Suicídio nas Escolas Municipais.
“Precisamos unir esforços para alertar e promover o debate nas escolas e na sociedade em geral acerca da questão do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem uma situação de risco. Principalmente porque os casos de suicídio, depressão na infância e adolescência estão cada vez mais comuns. Precisamos desmistificar o tema e buscar mecanismos para prevenir”, reforçou o presidente.
A Lei visa alertar e promover o debate na escola e na comunidade auxiliando educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem uma situação de risco de suicida potencial. Contribuindo para a redução dos casos de suicídio entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes em Campo Grande-MS. Também estabelece diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições privadas, visando ampliar o debate sobre o problema. As medidas preventivas são desenvolvidas por meio de palestras, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura de obras literárias, oficinas, filmes educativos e estabelecimento de rede de apoio integrando professores, gestores escolares, pais, familiares e profissionais que possam contribuir com seu conhecimento, como psicólogos e assistentes sociais.
“Precisamos falar sobre o tema e mobilizar toda sociedade com a prevenção. Falar é sempre a melhor solução! Se precisar, peça ajuda! Na Câmara estamos constantemente buscando trazer luz ao tema para que possamos ampliar a conscientização e encontrarmos mecanismos para a efetividade das políticas públicas de prevenção”, concluiu.
Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador