Quatro companhias aéreas estão investindo em novas rotas sem escalas para o exterior partindo de várias regiões do Brasil a partir de agosto deste ano. Serão 9 voos novos internacionais. Somente a Latam está adicionando 5 voos regulares e um regular para destinos internacionais.
A região Sul do Brasil é a que terá o maior número de rotas novas para destinos internacionais. Florianópolis terá voos sem escalas da Latam a partir de dezembro deste ano para Lima, a capital peruana. Em janeiro de 2026 a companhia iniciará as decolagens entre a capital catarinense e Buenos Aires. ( Veja detalhes no final deste post ).
Voos para Bogotá e Caracas
No dia 2 de agosto a Gol iniciará a rota sem escala entre São Paulo (Guarulhos) e Caracas, a capital venezuelana. Atuamente nenhuma companhia aérea atende os dois países com voos sem escalas. A Gol operou voos entre Guarulhos e Caracas entre 2009 e 2016.
Novos voos para atender a COP30
A Avianca terá a partir de 27 de outubro voos diretos entre Belém e Bogotá. O aeroporto da capital colombiana movimenta por ano cerca de 49 milhões de passageiros. A nova rota foi criada para atender a demanda de viagens para a COP30 que será realizada em Belém no mês de novembro, e para fomentar o turismo entre o Brasil e a Colômbia.
A Avianca terá três voos semanais entre Belém e Bogotá. A companahia atende o mercado brasileiro com cerca de 50 frequências semanais para Bogotá com voos diretos que decolam de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.
A Latam terá no mês de novembro quatro voos semanais e sem escalas entre Belém e Bogotá. Essa nova rota sazonal também foi criada pela companhia brasileira para atender as viagens durante a COP30.
122 mil turistas internacionais
No primeiro semestre de 2025, mais de 84 mil turistas colombianos visitaram o Brasil. Segundo a Embratiur, Belém recebeu em 2024 cerca de 122 mil turistas internacionais, sendo um dos principais destinos da região Norte.
Confira abaixo a lista dos novos voos internacionais
Avianca
Belém-Bogotá (outubro)
Copa Airlines
Salvador-Cidade do Panamá (janeiro de 2026)
Gol
Guarulhos-Caracas (agosto)
Fortaleza-Montevidéu (novembro)
Latam
Porto Alegre-Buenos Aires/Aeroparque (setembro)
Guarulhos-Córdoba (outubro)
Guarulhos-Rosário (dezembro)
Florianópolis-Buenos Aires/Ezeiza (Janeiro 2026)
Belém–Bogotá: 4 voos em novembro (operação sazonal para atender COP30)
Florianópolis–Lima: (dezembro)