domingo, 27 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Estação de metrô que atravessa prédio na China vira destaque

Na China, a estação Liziba virou atração turística após ser construída no interior de um prédio residencial de 19 andares, na cidade de Chongqing. A linha 2 do metrô passa entre o 6º e o 8º andares do edifício, que abriga apartamentos nos andares acima e abaixo. A obra é resultado de uma parceria entre duas empresas que planejavam usar o mesmo terreno em 1998.

Em entrevista ao programa GGNT , o engenheiro civil Ye Tianyi explicou que o projeto só foi possível porque estação e prédio foram construídos simultaneamente. “ Se qualquer uma das estruturas já estivesse construída, seria impossível realizar esse feito da engenharia ”, afirmou.

A estação foi inaugurada em 2006, após três anos de testes operacionais. Atualmente, cerca de 10 mil turistas visitam o local diariamente, segundo a agência estatal Xinhua . Os trilhos suspensos e a integração entre transporte e moradia são os fatores que mais chamam atenção dos turistas.

A estrutura da estação é separada por 20 centímetros das residências, o que ajuda a reduzir o barulho. Segundo Ye, o trem utiliza rodas de borracha infladas e molas de ar para garantir o funcionamento silencioso. “ O ruído é muito baixo ”, afirmou o engenheiro à rádio Voz de Chongqing .

Barulho e curiosidade internacional

Apesar das adaptações, moradores já reclamaram do ruído. Um estudo de 2020 do Instituto Chinês de Design e Pesquisa em Construção Urbana apontou que a linha 2, que passa por Liziba, foi a que mais recebeu queixas sobre barulho em 2018. Durante o dia, o som chega a ultrapassar os 60 decibéis — equivalente a uma conversa comum.

À noite, o nível de ruído alcança mais de 70 decibéis, enquanto o limite estabelecido na região é de 55. Ainda assim, o funcionamento do trem continua dentro dos padrões legais. Para comparação, 70 decibéis é o volume médio de um aspirador de pó.

O prédio abriga comércios nos cinco primeiros andares, enquanto os andares de 9 a 19 são residenciais. A estação ocupa os três andares intermediários, de acordo com o portal iChongqing . A passagem do trem tem 132 metros de comprimento e chega a 26 metros de altura.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas