A 30ª edição da Agrishow segue até o dia 2 de maio com muitas atrações em Ribeirão Preto (SP). E os números da feira – 800 marcas com os últimos lançamentos em maquinário agrícola – chamam a atenção do público em geral e também de muitos políticos; até o momento, cinco governadores estiveram no evento.
Ontem (29), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve no evento. Na segunda-feira (28) os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e do Pará, Helder Barbalho (MDB), visitaram a feira. No domingo (27), estiveram presentes na cerimônia de abertura os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Tarcísio aproveitou a ocasião e anunciou um pacote de R$ 600 mi com foco em crédito rural, logística e biocombustíveis para o setor do agronegócio paulista. “Hoje o Brasil já detém tecnologia e força de trabalho para liderar o cenário da transição energética mundial. Somos uma potencial agroambiental”, enfatizou.
O governador observou que, além do etanol, a indústria brasileira já detém tecnologia de ponta para a produção de biometano, hidrogênio, entre outros combustíveis renováveis. “Podemos desenvolver a economia circular via cana-de-açúcar, pois dela nada se perde”, apontou Tarcísio.
Para o governador Ratinho Júnior, a Agrishow é uma grande vitrine do que há de mais inovador dentro e fora do campo. “O agronegócio saiu da enxada e está nos smartphones, tablets e drones e muito dessa evolução tecnológica se deve à Agrishow e ao seu imenso leque de soluções que respondem às mais diversas demandas do produtor, do pequeno ao grande”.
O governador Ronaldo Caiado salientou o papel da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), uma das realizadoras da feira que, ao longo dessas três décadas, promoveu “uma revolução na área de maquinário agrícola, tecnologia e inovação em realidades hoje comuns a países como os Estados Unidos”, afirmou.
“Ser o elo de ligação entre a ciência e o campo é um dos pilares da Agrishow e uma oportunidade para que não apenas os produtores, mas gestores de todos os estados brasileiros conheçam e se beneficiem de um imenso portfólio de produtos e soluções conforme as necessidades e particularidades de cada um”, observou Romeu Zema.
Para Helder Barbalho, “a Agrishow dialoga com o setor produtivo nacional e prestigia as vocações de todos os estados, especialmente os que têm no agro um dos pilares da economia, como o Pará”. Ele também destacou “a sustentabilidade que permeia muitos dos lançamentos da feira, posicionando a Agrishow como uma iniciativa em consonância com o que, a cada dia mais, se exige dos players do agronegócio”.
Para os organizadores da Agrishow, a presença dos governadores reforça o posicionamento da principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina como estratégica para o fortalecimento da cadeia produtiva do país.