Empresas do setor turístico e de eventos em São Paulo já podem se candidatar no primeiro chamamento do programa SP Connection, que vai promover o estado como polo de turismo internacional.
A iniciativa, anunciada pelo governo do estado, vai levar até 10 empresas para participar de dois eventos internacionais do setor neste ano: o primeiro é a Feira Internacional de Turismo (FIT) em Buenos Aires, na Argentina, de 25 de setembro a 1º de outubro. A segunda oportunidade é uma ida a Nova York e Miami, nos Estados Unidos, de 12 a 19 de outubro.
Na Argentina, o SP Connection terá um estande para promover atrações turísticas de São Paulo. Para essa viagem, as inscrições vão até a próxima segunda-feira (18).
Já nas cidades americanas, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo ( Setur-SP) e a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo ( InvestSP) farão apresentações e um encontro de negócios para conectar as empresas paulistas selecionadas com os principais atores globais do setor de turismo e eventos. Nesse caso, é possível se candidatar até o dia 25.
As inscrições para ambas as viagens podem ser feitas pelo site do Invest SP.
As empresas selecionadas ficarão responsáveis pela organização financeira da própria viagem, custeando valores de passagem, hospedagem, alimentação e outros. A InvestSP vai reembolsar até 50% das despesas elegíveis, no valor máximo de US$ 3 mil (cerca de R$ 16,2 mil)
Além de eventos de networking e ações de consultoria, as empresas também terão monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Para acessar possíveis clientes e parceiros e fechar negócios, as selecionadas pelo programa ainda terão apoio da área de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, que administra os quatro escritórios internacionais da agência, localizados na América do Norte, na Ásia, no Oriente Médio e na Europa.
São Paulo como polo turístico
O SP Connection tem como objetivo promover o estado de São Paulo como o principal destino de turismo e eventos da América Latina, “além de incentivar a internacionalização do turismo paulista e atrair investimentos e visitantes estrangeiros” , segundo o governo estadual.
“S ão Paulo quer ocupar o lugar que já lhe pertence por vocação: o de maior polo de turismo e eventos da América Latina ”, destacou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
“ Essas missões internacionais marcam um novo momento da política pública de turismo, com foco em atração de investimentos, promoção internacional e geração de oportunidades para o setor privado paulista ”, completou o secretário.
Ainda de acordo com o governo, a ação pretende “ mostrar ao mundo a excelência e a diversidade do turismo de São Paulo, da natureza intocada do Vale do Ribeira até a agitação ” da capital paulista.
“ Além das atrações turísticas, São Paulo tem uma estrutura de ponta para receber visitantes, o que inclui três grandes aeroportos, aeroportos regionais, o Porto de Santos, por onde passam os principais navios de cruzeiros, as melhores estradas do país, rede hoteleira e centros de eventos de primeiro mundo e uma gastronomia que é referência internacional ”, disse o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
“ Queremos mostrar isso ao mundo e ajudar a desenvolver um dos setores que mais geram emprego e renda ”, completou.