segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

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Turismo de Lisboa investe para atrair mais visitantes brasileiros

O turismo brasileiro apresentou uma significativa melhora no ano passado, após os impactos causados pela pandemia de Covid-19, e, em 2023, o setor vem ganhando um grande impulsionamento, sobretudo no mercado internacional. A expectativa é que as pessoas se sintam cada vez mais estimuladas a viajar

Segundo estimativas do IPC Maps, especializado em potencial de consumo nacional, o segmento deverá movimentar cerca de R$ 82,7 bilhões ao longo deste ano – quase R$ 15 bilhões a mais em comparação a 2022. Dados divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) , em 2022 a quantidade de voos domésticos e internacionais cresceu 39% em comparação a 2021.

Apenas os destinos internacionais contabilizaram aproximadamente 100 mil voos, representando um aumento de 89% sobre os 53 mil registrados no ano anterior. O número de passageiros transportados aumentou 227%, saltando de 5 milhões para 16 milhões. Ainda sobre o mercado estrangeiro, a taxa de aproveitamento das aeronaves subiu de 55% em 2021 para 83% no ano passado.

A alta da demanda é confirmada pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), e a capital portuguesa segue investindo para atrair cada vez mais o público brasileiro. De acordo com a diretora executiva Paula Oliveira, Lisboa teve uma grande recuperação após a pandemia e está entre os destinos que mais cresce entre as cidades europeias. “Estamos muito otimistas, mas cientes que devemos continuar a trabalhar a nossa estratégia para a consolidação do crescimento sustentado em Lisboa”, afirma.

Considerando que o setor de turismo corresponde a 19% do PIB de Portugal, a ATL em investindo mais de €10 milhões (cerca de R$ 53 milhões) por ano em ações visando atrair novos turistas.

Paula Oliveira afirma que o mercado brasileiro é um dos mais importantes estrategicamente, sendo o terceiro com maior presença em Lisboa, superado apenas por França e Estados Unidos. “Em 2019, o Brasil foi o principal mercado em termos de pernoites, mas com a pandemia tudo paralisou e, desde o ano passado, constatamos que o mercado começou a reagir”, lembra.

Conforme dados da ATL, de janeiro a abril de 2023, foram registradas 442 mil pernoites de brasileiros em terras lisboetas – 52% a mais que o mesmo período de 2022 e 3,4% a menos em comparação a 2019. Já, em relação à quantidade de hóspedes, a cidade recebeu cerca de 171 mil, o que representa um acréscimo de 60% em comparação a 2022 e de 2% perante 2019.

Segundo a Paula, até o mês de maio, mais de 580 mil brasileiros pernoitaram na capital portuguesa. “Embora ainda estejamos ligeiramente abaixo dos números anteriores a 2020, as perspectivas são positivas. Sabemos que os brasileiros sentem cada vez mais atração por Lisboa, com variadas motivações. Afinal, aqui, são todos bem recebidos”, diz.

A diretora executiva afirma ainda que, apesar do saldo positivo, a grande concorrência internacional exige campanhas e programas para tornar Lisboa um destino ainda mais atrativo para os visitantes.

“Por isso, programamos regularmente nossas campanhas e programas promocionais. Durante a JMJ (Jornada Mundial da Juventude, evento que reuniu mais de 1 milhão de jovens), por exemplo, lançamos uma campanha saudando os participantes e que deverá ser continuada para também gerar efeitos no período do inverno”, explica a executiva, antecipando que o mote das iniciativas será “os sons de Lisboa”, com um “ângulo diferente e original”. Além disso, diversos outros eventos, como os festivais de verão e o Web Summit
, previstos ainda para este semestre, deverão também atrair milhares de visitantes.


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