A região Sul do Brasil se destaca no turismo brasileiro pelos passeios de trem na Serra do Mar nos estados do Paraná e Santa Catarina. Há mais de 2 anos o Trem do Vale, que percorria 46 km no Rio Grande do Sul, está sem circular por causa das chuvas que atingiram o estado em 2023 e 2024.
O trem percorria parte da Ferrovia do Trigo entre as regiões turísticas do Vale e da Serra entre as cidades gaúchas de Muçum a Guaporé, passando por Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. O trem do Vale percorria 46 km pela Ferrovia do Trigo em uma viagem que durava cerca de 2h30.
60 pontos com deslizamentos
A última viagem do trem do Vale foi em 17 de dezembro de 2023. As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, em especial da região do Taquari, a mais castigada pela enchente de maio de 2024.
A Ferrovia do Trigo por onde passava o trem do Vale teve 60 pontos com deslizamentos, e 7k de trilhos e dormentes destruídos pelos temporais que atingiram a região.
Para que o trem volte a circular serão necessários aproximadamente 50 mil m³ de material, e o aterro de 8 pontos, além da reconstrução parcial do viaduto 17, além de reparos nos de números 10 e 16.
Antes da chuva…
Depois da chuva…
Segundo viaduto de trem mais alto do mundo
O trem do Vale passava por 23 túneis e 15 viadutos entre as cidades de Guaporé e Muçum. No trajeto os turistas se encantavam quando a composiçao passava pelo viaduto do Exército, o V13. Com tem 143 metros de altura e 509 metros de extensão, ele é o segundo viaduto de trem mais alto do mundo e o mais alto da América Latina.
O trem do Vale tinha capacidade para levar até 610 passageiros em cada viagem em 15 carros de passageiros. Eles eram puxados pelas locomotivas diesel-elétricas G12 ou GL8, da General Purpouse, fabricadas pela Electro Motive Division. A primeira foi produzida em junho de 1957 e a segunda em maio de 1961.
Os carros de passageiros (vagões) são todos restaurados e preservados, muitos deles, originais das décadas de 1920 e 1930. Os vagões são de diversas partes do Brasil e do exterior.
Veja as cidades que ficam na região onde passava o trem do Vale
O Trem dos Vales começou a circular em 2019. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com apoio e cooperação da Rumo Logística.
Confira os números do trem do Vale
• 112.147 passageiros entre 2019 a 2023;
• 210 passeios;
• 105 dias de passeio;
• 9.660 km ́s rodados;
• 525 horas de passeio acumuladas;
• 36 funcionários envolvidos em média
a cada edição.
“Vivemos um momento desafiador, mas também de reconstrução e união. O turismo é um setor estratégico, que gera milhares de empregos e movimenta a economia local. A ferrovia, duramente atingida, está no centro desse processo: precisamos recuperar os trilhos não apenas para trazer de volta o Trem dos Vales, mas também para garantir o transporte de cargas que também é muito importante para a produção regional. Com o apoio das prefeituras, do Estado, da União e da concessionária, estamos avançando nos levantamentos e confiantes em um plano de ação eficaz. O mais difícil, que foi construir a ferrovia há tantos anos, já está feito. Agora, com determinação e parceria, vamos devolvê-la à sua vocação: ser um elo de desenvolvimento, de integração e de esperança para o futuro da nossa região” – Rafael Fontana, Coordenador do Trem dos Vales.