O trem Expresso da Mantiqueira que voltou a circular em julho deste ano terá mais 6 passeios que serão realizados até o mês de novembro. Nos dias 20 e 21 de setembro os passeios começam pela manhã e acabn no final da tarde.
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade responsável pela operação do Expresso da Mantiqueira, programou passeios para os dias 18 e 19 de outubro. Em novembro o trem cai cicular nos dias 8 e 9.
O trem percorre quase 13 km no trajeto de ida e volta da cidade de Cruzeiro (SP) até a Estação Rufino de Almeida, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Nos meses de julho e agosto mais de mil pessoas embarcaram no trem, o que incentivou a ABPF a definir novas datas para atender os turistas.
O passeio é realizado em um vagão aberto tipo jardineira produzido entre as décadas de 50 e 60. Em cada viagem o Expresso da Mantiqueira tem capacidade de levar 50 pessoas por viagem. O passeio custa R$ 50 e dura cerca de 1h30. O trem circula sempre nos finais de semana.
A Estação Rufino de Almeida, onde fica o último ponto de parada do trem, fica próximo ao pé da Serra da Mantiqueira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária comprou a locomotiva do Expresso da Mantiqueira em 2017 e toda sua recuperação foi nas oficinas que fica na antiga estação de Cruzeiro.
Todo o complex ferroviário da cidade está sendo recuperado pela Prefeitura de Cruzeiro. O trajeto por onde passa o Expresso da Mantiqueira teve o imperador Dom Pedro 2º como passageiro na primeira viagem realizada em 1884.
A ABPF também é responsável por 9 trens turísticos no Brasil. Um deles, um dos mais belos do páis, é o que percorre o trecho de 60 km da Serra do Mar , em Santa Catarina.
O trajeeto entre entre as cidades de Rio Negrinho e Corupá é o maior do Brasil realozadp por uma Maria Fumaça. Ela foi fabricada em 1940 realiza os passeios nos finais de semana.
.