A pequena cidade de Crans Montana está localizada nos Alpes Suíços, no distrito de Sierre, cantão de Valais. A região foi criada em 2017 após a fusão de três pequenas comunas da região: Chermingnon, Mollens e Montana Randongne.
O local foi palco de uma tragédia na virada de 2025 para 2026. Pelo menos 40 pessoas morreram após o bar pegar fogo. As autoridades tratam o caso como incêndio, e não como um ataque. Os hospitais da região ficaram lotados nas primeiras horas após o ocorrido, para atendimento de pelo menos 100 feridos.
O que fazer em Crans Montana
Crans Montana é muito procurada por visitantes que gostam de esportes de inverno pois possui estações de esqui de renome mundial com uma pista de 140 quilômetros de extensão no inverno e 26 quilômetros de pista de esqui cross-country. Também possui pistas de patinação no gelo, trenó, curling, snow tubing e paredes de escalada.
No verão, a região se transforma em um campo de golf onde é realizado o toreneio Omega European Masters. O local também conta com três campos com 18 buracos, pontos de caminhada, rafting, paraquedismo, ciclismo, trilhas em campos e florestas, além de shoppings de luxo, vinícolas e uma enorme quantidade de restaurantes de todos os tipos.
Crans Montana é onde o turismo de luxo acontece. Segundo informações da agência Expedia, a hospedagem na região pode variar entre R$ 407, em um quarto simples de hotel, e R$ 74. 221 para uma casa com 5 quartos e cozinha. A região possui belas paisagens com montanhas e uma natureza exuberante.









