sábado, 14 de setembro de 2024
Campo Grande
25°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Tóquio: banheiros incríveis são atração no distrito de Shibuya

O Japão é sinônimo de hospitalidade, senso de coletividade, criatividade e tecnologia. Todas essas qualidades foram reunidas no
The Tokyo Toilet

, um projeto para a construção de 17 banheiros públicos no distrito de Shibuya, em Tóquio. A princípio, os banheiros foram concebidos como uma demonstração arquitetônica da cultura japonesa para impressionar os visitantes do país durante os Jogos Olímpicos de 2020 – que, em função da pandemia, acabaram adiados para 2021 e não receberam os turistas esperados.

O bairro é um dos principais distritos comerciais e culturais da cidade
, onde estão localizadas diversas estações de trem, incluindo aquela que se tornou famosa graças à história do cãozinho Hachiko, que sempre esperava pelo retorno do seu falecido dono. No distrito também há o famoso cruzamento de Shibuya, por onde passam cerca de 2,5 mil pessoas ao mesmo tempo nos horários mais movimentados.

A construção dos sanitários precisou ser adiada devido à pandemia e o último dos banheiros só foi inaugurado em 2023. Para divulgar a iniciativa que não pode ser usufruída durante as Olimpíadas, o cineasta alemão Wim Wenders
foi convidado para desenvolver filmes promocionais, mas acabou se encantando pela importância histórica e cultural destas instalações.

No fim, Wenders desenvolveu o longa-metragem “Dias Perfeitos”
, que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023 e foi selecionado como o representante japonês para o Oscar de melhor filme internacional na edição de 2024.

Continua após a publicidade

Arquitetos e designers renomados participam do projeto

O projeto do Tokyo Toilet foi conduzido pela organização filantrópica Nippon Foundation em parceria com a prefeitura local e a empresa Fast Retailing. A iniciativa reuniu 16 arquitetos e designers renomados, entre eles Tadao Ando, ​​​​Shigeru Ban e Kengo Kuma, vencedores do Prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura. As instalações sanitárias foram projetadas para incentivar a utilização de espaços públicos, valorizando sua estética singular e tornando-os exemplares de arte pública, moderna e funcional.

No filme de Wenders, cada banheiro é retratado como um microcosmo que reflete e contrasta com o seu entorno. Duas das construções de maior destaque são os banheiros no Mini Parque Yoyogi Fukamachi e no Parque Comunitário Haru-no-Ogawa, ambos projetados por Shigeru Ban. Nestes, os sanitários foram construídos com uma estrutura de vidros coloridos para permitir que quem se aproxima saiba se os banheiros estão livres para uso.

Continua após a publicidade

Quando ocupados, as fachadas ficam opacas para proporcionar privacidade aos usuários. A estrutura no Mini Parque Fukamachi tem tons de laranja, rosa e roxo, enquanto a do parque Haru-no-Ogawa é azul e verde.

Conheça outros famosos banheiros de Shibuya

Dentre as icônicas construções do Tokyo Toilet estão o banheiro público Higashi Sanchome, projetado por Nao Tamura. O desenho é inspirado no Origata – um método de embrulho decorativo tradicional japonês. Erguido em um pequeno terreno triangular, o banheiro em vermelho vivo chama atenção para o local e para a importância dos banheiros públicos.

No Parque Nishihara Itchome, o banheiro “Andon” foi projetado pelo arquiteto Takenosuke Sakakura. Com padrões de árvores impressos nas fachadas de vidro fosco, o nome da instalação é uma homenagem à palavra japonesa para lanterna, já que o banheiro é fortemente iluminado. O intuito foi fornecer uma instalação segura e convidativa mesmo à noite, proporcionando iluminação para a região e o parque.

Continua após a publicidade

Já o banheiro Hatagaya foi criado pelo designer Miles Pennington e o DLX Design Lab da Universidade de Tóquio. A estrutura do banheiro possui iluminação especial na fachada, onde há um espaço para receber exposições e projeções de cinema. Com bancos para sentar, o local também pode receber quiosques e servir como ponto de encontro.

O último banheiro do projeto é o sanitário Nishisando, de autoria do arquiteto Sousuke Fujimoto. Além da parte dedicada às cabines, na frente há uma grande e alongada estrutura que funciona como uma grande pia, com torneiras de diferentes alturas. A ideia é que o local funcione como um grande bebedouro público no qual qualquer pessoa possa lavar as mãos, se reunir no local e conversar perto da água.

Uma lista com todos os banheiros, suas imagens e localizações em mapa, pode ser consultada no site oficial do projeto
.

Leia tudo sobre o Japão

Compartilhe essa matéria via:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas