A tirolesa da Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal, em Campinas (SP), vai funcionar todos os dias, das 10h às 18h, durante o período das férias escolares. A prefeitura anunciou, que a atração deve funcionar desta forma até o final do mês de fevereiro.
A partir desta semana, a atração passa a ser operada pela empresa privada, Taquaral Aventura. Para desfrutar da tirolesa, os interessados deverão comprar o ingresso na bilheteria que fica próxima ao Espaço Taquaralzinho, entrando pelo Portão 1 do parque.
A iniciativa busca tornar a atração mais popular. Segundo a administração do local, a tirolesa da Lagoa recebe cerca de 300 participantes aos finais de semana. A expectativa agora é atender cerca de 3 mil pessoas por mês.
“Esperamos atender bem as pessoas que visitam a cidade durante esse período de férias. O parque já possui outros atrativos e a tirolesa é um turismo de aventura que leva alegria para crianças. A gente recebe muitas famílias que fazem voo duplo. Geralmente vão muitas mães e filhos. Os pais têm um pouquinho de medo”, afirmou Maurício Silveira, proprietário da empresa, MSV Aventura.
É uma diversão onde todos podem participar. Segundo a administração do local, crianças a partir de três anos podem usar a tirolesa acompanhadas de um adulto. E a partir de 5 anos e com mais 30 quilos, já podem ir sozinhas. O visual é o que mais agrada aos visitantes:
“É uma atividade contemplativa, a velocidade que ela atinge é baixa e dá para relaxar e observar o visual da cidade enquanto desce por ela. Cada pessoa lida de uma forma com o medo de altura. Muitas pessoas que vão a nossa tirolesa saem de lá positivas por lidarem com seus medos.” reforça o empresário.
A tirolesa da Lagoa do Taquaral se tornou um ponto de diversão e a ventura para todos os públicos que frequentam o local. O primeiro nível do equipamento tem 8 metros e o segundo, 1 2 metros de altura. No primeiro trecho possui 300 metros e o participante atravessa o parquinho e a lagoa.
No segundo trecho, o participante passa pelos pedalinhos e percorre 235 metros. Ao fim do trajeto, o participante desce em uma plataforma onde são vendidos alguns petiscos, bebidas e também é possível apreciar a vista.
Os ingressos para a atração podem ser retirados na bilheteria do local ou pelo site. Os valores estão em torno de R$ 65 reais, individual, a ida e a volta, ou R$ 60 reais por pessoas se o passeio for em dupla, também ida e volta. Os dois formatos de compra exigem cadastro prévio do visitante.
Para os interessados em conhecer, a Lagoa do Taquaral fica na Avenida Heitor Penteado, sem número, no bairro de mesmo nome. A entrada do parque para a tirolesa é feita pelo portão 1, é gratuita e estará aberta todos os dias, das 6h às 21 horas. As outras atrações do parque funcionarão sexta, sábado e domingo das 9h às 17h.
O parque
O Parque Portugal, onde se localiza a Lagoa do Taquaral, possui 630 mil metros quadrados de área total. O local tem 8 portões de entrada com lagoas e lagos, área verde com vegetação preservada, espaços e equipamentos para visitantes de todas as idades. Aos fins de semana, chega a receber quase 30 mil pessoas, segundo a prefeitura municipal.
O local atrai tantos visitantes porque sua estrutura é composta por como quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de skate; parques infantis, 18 pedalinhos, Centro de lutas, academias ao ar livre, academia adaptada de musculação e áreas com brinquedos para crianças. A unidade também possui uma concha acústica para shows de música e teatro, museus, piscina, animais livres, ginásio para prática de esportes e também para que receber eventos esportivos.
O local tem quatro banheiros: três administrados pelo parque e um fica no ginásio de esportes, além de um e bebedouros. Além da oferta de atrações, que vai pelo turismo gastronômico, encontra 34 lanchonetes nas áreas interna e externa que oferecem uma enorme variedade de refeições.
Um dos atrativos mais visitados do parque era a caravela que fica na Lagoa do Taquaral. A embarcação é uma réplica da nau Anunciação usada por Pedro Alvares Cabral quando chegou ao continente em 1500. No momento, a caravela passa por reformas e ainda não tem data prevista para retorno das visitações. Os bondes que circulavam pelo entorno do parque e pelo centro também estão em processo de recuperação.








