terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Temporada de cruzeiros: policiais recebem turistas em Salvador

Mais de 5 mil turistas desembarcaram no Terminal Náutico de Salvador  nesta terça-feira (9) e foram recebidos por policiais da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur – BA), que realizou a Operação Navio.

A ação tem o objetivo de garantir a segurança dos passageiros durante desembarque. Os agentes vão apoiar na recepção e acolhimento dos visitantes durante toda a temporada de cruzeiros, que vai até abril de 2026. Desde outubro, as equipes atuam para fornecer informações básicas, principalmente, para turistas estrangeiros.

Até o momento, 8 embarcações atracaram no porto de Salvador. A cidade espera ainda mais 51 embarcações. Ao todo, 210 mil turistas deverão passar pela cidade ao longo desta temporada. Os policiais bilíngues da Deltur – BA realizam abordagens educativas, distribuindo materiais informativos e também oferecendo suporte técnico aos visitantes.

O Terminal Náutico de Salvador conta com uma sala de atendimento a turistas. Quando surgem ocorrências, elas podem ser registradas dentro do porto com rapidez e sem a necessidade de deslocamento para outras delegacias.

As equipes também realizam uma patrulha preventiva nos principais pontos turísticos da cidade, como Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Rio Vermelho, Farol da Barra e Bonfim, além de realizarem o trabalho de desembarque.

Este trabalho é realizado para monitorar áreas de fluxo intenso de turistas e até identificar transporte irregular, vendas de passeios fraudulentos e outras práticas que possam prejudicar a experiência dos visitantes da cidade.

Segundo a delegada titular da Deltur – BA, Marcela Abreu, a ideia da operação é fazer com que a primeira impressão de Salvador seja positiva.

“Nosso compromisso é garantir que cada turista seja acolhido com segurança, orientação e atendimento ágil. Atuamos de forma preventiva, bilíngue e integrada com outras forças de segurança para que a experiência em Salvador seja positiva desde o primeiro contato no desembarque”.

turismo.ig.com.br

X