O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), elogiou nesta quinta-feira (21) o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), pela atuação nas negociações com os Estados Unidos.
A fala foi proferida durante a abertura do Salão do Turismo, que vai até sábado (23) no Distrito Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.
“ Tem dado um show de dignidade nas tratativas do Brasil com os Estados Unidos. É muito importante ter uma pessoa de cabeça erguida para nos representar. Muito importante ter uma pessoa que não baixa a cabeça para grito e pra desaforo, que sabe se colocar, que sabe a importância que o Brasil tem no mundo ”, disse o ministro.
As declarações vêm no contexto do tarifaço de 50% que os Estados Unidos impuseram aos produtos brasileiros.
Haddad também relacionou as negociações com os Estados Unidos com o setor turístico brasileiro.
“ Sem respeito, não vamos trazer turista para cá ”, disse.
O ministro da Fazenda avaliou que o crescimento do turismo no país sinaliza um bom momento econômico.
“ Quando o turismo vai bem, é sinal que o desemprego está em baixa, que a inflação tá controlada. Sinal que estamos em busca de um país um pouco mais justo ”, disse.
Haddad também destacou a importância do turismo para integrar o território nacional promover a interação entre as pessoas.
“ O turismo significa conhecer mais o Brasil, sua história, natureza. Quando as pessoas circulam pelo território, você vai integrando o país, dando um sentido para a nacionalidade que só a interação humana promove ”, disse.
“ Você não vai mecanizar o turismo. O turismo exige interação. A essência dele é a troca entre dois seres humanos ”, completou.
Turismo é saúde, diz Alckmin
Em sua fala, o vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou as colocações de Haddad e mencionou a importância de preservar a Amazônia, que é a maior floresta tropical do mundo e será a sede da COP-30, em novembro, em Belém .
“ O turismo promove também saúde, aproxima as pessoas, o contato com a natureza nesse país fascinante que é o Brasil ”, disse.
“ A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo ”, concluiu.
O Salão do Turismo é organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo.
A participação é aberta ao público e gratuita, mediante inscrição.