A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) definiu a distribuição dos slots (autorizações de pousos e decolagens) que eram da VoePass no Aeroporto de Congonhas, localizado na cidade de São Paulo.
A VoePass foi proibida de voar pela ANAC em 11 de março deste ano após a apresentar falhas na manutenção das suas aeronaves.Em 24 de junho foi cassado pela agência rehuladora o Certificado de Operador Aéreo (COA) da companhia.
Dos 20 slots que eram da Voepass no Aeroporto de Congonhas, a Azul terá 8, Gol e Latam 6 cada. As novas autorizações de pousos e decolagens poderão ser utilizadas entre 26 de outubro deste ano e 28 de março de 2026., temporada Winter 25 (W25).
Latam e Gol lideram em Congonhas
Segundo a ANAC, em Congonhas so 582 slots para as companhias que oferem voos domésticos. Com a nova distribuição, a Azul terá a partir de outubro 92 slots, nem a metade que tem as suas concorrentes.
A Latam tem (246) e Gol (244). Vale lembrar que o Aeroporto de Congonhas é o mais rentável para as companhias aéreas no Brasil, principalmente na ponte aérea Rio/São Paulo.
A Latam já está vendendo em seu site os voos referentes aos novos slots. Por exemplo, a partir de outubro a companhia terá decolagens sem escalas da capital paulista para São Luís. Serão 5 voos por semana entre as duas capitais. Atualmente nenhuma empresa oferece voos diretos entre São Paulo e a capital maranhense.
A Gol terá voos diretos de Pelotas (RS) e Correia Pinto (SC) para o Aeroporto de Congonhas a partir de outubro. Azul ainda não divulgou como serão utilizados os 8 novos slots no aeroporto localizado na capital paulista.