domingo, 20 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Saiba como é a manutenção da Maria Fumaça mais antiga do Brasil

A Maria Fumaaça que faz o trajeto de 12 km entre as cidades mineiras de São João del-Rei e  Tiradentes, no Campo das Vertentes, é a mais antiga em circulação no Brasil. Ela foi inaugurada por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881. Neste post você saberá como é feita a manutenção de três locomotivas históricas.

A Maria Fumaça é gerenciada pela VLI e faz parte do complexo ferroviário e ativos tombados e administrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). O trem turístico a vapor roda em trilhos de bitola de 76 cm. Para garantir a segurança da Maria Fumaça, a companhia VLI conta com mecânicos especializados, responsáveis por assegurar a conservação desta locomotiva.

Componentes do sistema de freio, comandos da cabine, sistema de tração, equilíbrio e suspensão passam por uma manutenção preventiva e regular.  Segundo a VLI, o tempo gasto nas revisões depende do tipo de trabalho que a equipe precisa realizar.

Caldeira da Maria Fumaça

As viagens da Maria Fumaça durante a manutenção não são suspensas.  A empresa CLI possui três locomotivas em atividade, o que pernite um revezamento entre elas. As inspeções na caldeira da Maria Fumaça são realizadas uma vez por ano, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 13. 

Segundo a supervisora do Trem Turístico da VLI, Cibelle Oliveira, a maioria das peças da Maria Fumaça ainda são originais. Algumas, entretanto, passaram por adaptações e outras foram fabricadas novamente.

“Tentamos, ao máximo, manter a originalidade. Algumas peças conseguimos fabricar e fazer o reparo. Outras, por outro lado, são centenárias e, como as fabricantes já não existem mais, demandam uma mão de obra específica e procuramos fazer adaptações”, explicou Cibelle Oliveira.

A equipe de mecânicos da Maria Fumaça conta frequentemente com capacitação interna e cursos de atualização. Há ainda a transmissão de conhecimentos dos funcionários mais experientes para os mais novos.

Maquinário histórico

“Devido ao fato de a Maria Fumaça ser um maquinário histórico, conhecido mundialmente e transportar pessoas, temos o compromisso de manter essa história, por meio de cuidados preventivos”, finaliza Cibelle Oliveira.

A Maria Fumaça circula nos finais de semana e nos feriados. A maior parte do trajeto é pela Complexo da Serra de Santa Helena. A VLI permite que o transporte gratuito de pets. O animal precisa viajar no colo do tutor. 

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas