A edição 2025 do Brasil Restaurant Week marca os 15 anos de presença do festival em Salvador. O evento começou em 15 de maio e acontecerá até 15 de junho, reunindo mais de 100 restaurantes, que oferecem menus completos.
O tema deste ano —“Celebrando a biodiversidade baiana” — homenageia os diferentes biomas e sabores da Bahia, com pratos inspirados na Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, além das zonas costeira e marinha.
A proposta do festival é democratizar o acesso à alta gastronomia, com pratos elaborados por chefs renomados a preços acessíveis, além de fortalecer a cadeia produtiva. O formato inclui entrada, prato principal e sobremesa em diferentes categorias (convencional, plus e premium).
“A Restaurant Week se tornou uma referência em Salvador e não tinha como ser diferente nesta edição, pois estamos com recorde de restaurantes. O principal objetivo nós atingimos em conjunto, daí este enorme sucesso do festival na capital baiana, que é: democratizar a boa gastronomia, fomentar o segmento e, consequentemente, participar com um cunho social” , afirma Fernando Reis, idealizador e CEO do evento no Brasil.
Adaptação, modernização e crescimento
A edição de 2025 marca também a interiorização do evento, com a inclusão de restaurantes das cidades de Feira de Santana e Lauro de Freitas, além da capital. A expansão foi comemorada pela promoter Licia Fabio, responsável pela produção local.
“Esperamos que esta 25ª edição seja digna do que preparamos. Nosso sonho é que o festival, o mais rápido possível, seja realizado em toda a Bahia e queremos que os restaurantes se preparem para receber cada vez mais baianos e turistas, uma vez que ele já faz parte do calendário turístico da nossa Terra, pois a Bahia virou destino procurado por todos”.
A produtora executiva Helaine Schindler destaca que a evolução do formato tem sido fundamental para o crescimento e sucesso do evento em Salvador.
“Ter categorias distintas de valores, permitir o funcionamento das casas em horários flexíveis, entre outras adaptações, deu ao evento mais força e abrangência” , disse ela.
Gastronomia com propósito: edição solidária
A cada menu vendido, parte do valor arrecadado será doado ao Hospital Martagão Gesteira, instituição filantrópica que completa 60 anos de atuação no atendimento a crianças e adolescentes em Salvador. O público também pode fazer uma doação opcional de R$2,00 para a instituição.
Além da experiência culinária, a Salvador Restaurant Week segue com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da gastronomia local e apoiar causas sociais.
A lista completa dos mais de 100 restaurantes que participam da edição de Salvador pode ser consultada no site oficial: restaurantweek.com.br/evento/salvador.
Confira o vídeo: