As buscas pela família que desapareceu no mar de Itanhaém, no litoral de São Paulo, no último sábado (23), tiveram um desfecho parcial nesta terça-feira (26). O corpo de Maria Aparecida da Silva Dias, de 56 anos, foi encontrado próximo à Barra do Sahy, em São Sebastião. O marido dela, Lucídio Francisco Dias, e o filho, o veterinário Bruno Silva Dias, continuam desaparecidos.
A confirmação foi feita pela Força Aérea Brasileira (FAB) e por familiares. Maria Aparecida estava usando colete salva-vidas no momento em que foi localizada. Um segundo corpo também foi avistado por equipes aéreas da FAB na mesma região, mas ainda não havia sido retirado do mar até o fechamento desta reportagem.
O desaparecimento
O trio estava a bordo da lancha “Jany”, de 21 pés, equipada com motor Yamaha de 60HP, quando saiu para um passeio marítimo. A última localização registrada apontava para um ponto a cerca de 25 quilômetros da costa de Itanhaém, nas proximidades da Ilha da Queimada Grande, conhecida como Ilha das Cobras.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o alerta foi dado pelo dono de uma marina, que relatou ter recebido um pedido de socorro de um dos tripulantes antes de perder contato.
As condições de tempo ruim e baixa visibilidade dificultaram os primeiros trabalhos de resgate. Desde então, a operação passou a ser conduzida pela Marinha do Brasil, com apoio da FAB, que utiliza navio-patrulha, lanchas e aeronaves para varrer a área.
Quem são as vítimas
A família é natural de Matão, no interior paulista, mas havia se mudado para o litoral.
- Bruno Silva Dias, veterinário de 32 anos, vive em Guarujá há cerca de três anos. Casado e pai de um menino de 11 anos, ele é dono de uma clínica veterinária 24 horas no bairro Pitangueiras.
- O pai, Lucídio, conhecido como “Seu Dias”, conciliava pequenos consertos de eletrodomésticos com o trabalho noturno de auxiliar na clínica do filho.
- Já Maria Aparecida, chamada por familiares de “Dona Cida”, estava em processo de aposentadoria e ajudava nos cuidados com o neto.
Busca pessoal
O advogado Jeferson Silva Dias, filho de Lucídio e Maria Aparecida e irmão de Bruno, contratou uma embarcação particular para tentar encontrar os parentes. Em vídeo obtido pela TV Tribuna, ele aparece gritando pelos familiares próximo à Ilha da Queimada Grande.
Mistério sobre a lancha
Apesar da confirmação de mortes, ainda não há indícios concretos do que aconteceu com a embarcação. Nenhum destroço foi localizado até agora, o que mantém dúvidas sobre as circunstâncias do naufrágio.
A Capitania dos Portos informou que seguirá com as investigações, enquanto Marinha e FAB continuam as buscas pelos dois desaparecidos.