A
Feira do Caminho do Queijo Paulista
reunirá as 16 queijarias que fazem parte do roteiro em sua 5ª edição em São Paulo, que vai acontecer nos dias 3 e 4 de agosto da Unibes Cultural. A entrada é gratuita e terá produtores e expositores, música ao vivo e programação de mesas redondas sobre a produção de queijos.
A
iniciativa do Caminho do Queijo
foi criada em 2017 por produtores que buscavam trazer mais visibilidade para a produção de queijos no interior paulista, que é referência nacional e internacional. Hoje, fazem parte 16 produtores que fabricam queijos de vaca, búfala, cabra e ovelha.
As queijarias estão espalhadas pelo estado de São Paulo – por isso, a Feira será uma oportunidade de conhecer todas as produtoras em um único lugar.
São elas:
Fazenda Atalaia
(
Amparo
),
Fazenda Santa Helena
(
Sete Barras
),
Fazenda Santa Luzia
(
Itapetininga
),
Laticínio Montezuma
(
São João da Boa Vista
),
Leiteria Santa Paula
(
São José do Rio Pardo
),
Pardinho Artesanal
(
Pardinho
),
Pé do Morro
(
Cabreúva
),
Queijaria Belafazenda
(
Bofete
),
Queijaria Rima
(
Porto Feliz
),
Cabanha Mulekinha
(
Ibiúna
),
Lano-Alto
(
Catuçaba
),
Q.JO Martina
(
Boituva
),
Jeito de Mato
(
Fernandópolis
),
Nata da Serra
(
Serra Negra
),
Queijaria Santa Vitória
(
Queluz
) e
Terra Límpida
(
Cássia dos Coqueiros
). No site do Caminho do Queijo
é possível conhecer melhor cada uma delas.
Além disso, outros 30 expositores gastronômicos vão fazer parte da feira, com curadoria que levou em conta a valorização dos ingredientes locais, do trabalho dos pequenos produtores e da preocupação com processos artesanais e cuidados no desenvolvimento dos produtos. Os feirantes vão expor produtos como vinhos, chocolates, azeites, pães, doces e vários outros.
Durante os dois dias de evento será possível degustar e comprar diversos tipos de queijos – certificados e validados após um longo e criterioso processo, dos frescos aos curados em câmaras de maturação ou cavernas subterrâneas, produzidos a partir de receitas autorais ou inspiradas em clássicos da escola europeia adaptados às características locais.
O encontro também terá mesas redondas com temas voltados ao segmento do queijo artesanal brasileiro – a programação completa ainda não foi divulgada.
Serviço
O evento será realizado na Unibes Cultural
, que fica na Rua Oscar Freire, 2500. O lugar fica ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2 – Verde.
O evento acontecerá no sábado, dia 3, das 10h às 19h, e no domingo, dia 4, das 10h às 18h. A entrada é
gratuita
.
Compartilhe essa matéria via: