domingo, 11 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Porto Ferreira: conheça a 'Capital da Louça', localizada no interior de São Paulo

Porto Ferreira, a ‘Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração’Reprodução/Rubens Chiri/Caminho da Fé

Localizada no interior do estado de São Paulo — cerca de 240 km da Capital —, a cidade de Porto Ferreira é conhecida desde 2017 como a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração. Com cerca de 60 mil o município se destaca como uma das melhores opções quando o assunto é o turismo de comércio, principalmente para quem busca renovar o enxoval.

A tradição de fabricar louças começou após a primeira fábrica chegar à cidade no início do século passado. É estimado que, com a crescente do comércio da cidade — que somam mais de 300 lojas —, cerca de 30 mil pessoas visitam este destino em busca de cerâmica utilitária e artística, mesas, pisos, móveis em ferro, madeira, artigos em vidro, resina, iluminação e decoração de interiores.

Turismo em Porto Ferreira

O município pertence ao Comitê de Bacia do Rio Mogi Guaçu, sendo considerado um Município de Interesse Turístico (MIT), principalmente por seu valor econômico. 

Os visitantes podem aproveitas a famosa Avenida do Comércio, que conta com mais de 1 km de extensão e está repleta de lojas vendendo artigos feitos em materiais variados a preço de fábrica. Além disso, o comércio de artesanatos, vidros, madeira, gesso, móveis em marcenaria, serralheria e estofados, flores permanentes, louças e porcelanas utilitárias e decorativas são o forte da região.

Os turistas ainda podem aproveitar restaurantes, bares e lanchonetes de qualidade durante sua passagem.

A cidade ainda conta com a Galeria das Fábricas, em que o foco são as diversas lojas de cerâmica, decoração e gastronomia. 

Aos que buscam um momento de lazer, o Parque Estadual Porto Ferreira é uma ótima escolha. Criado em 1962, com uma área de 611,55 hectares, os visitantes podem aproveitar um refúgio de biodiversidade de toda região. O parque possui um importante fragmento da Floresta Estacional Semidecidual (uma vegetação pertencente ao bioma da Mata Atlântica) e Cerrado. Além disso, ele dispõe de diversos jequitibás centenários, que estão às margens do Rio Mogi Guaçu.

A cidade conta ainda com a Área de Lazer e Ponte Metálica (João Ferreira), local com infraestrutura para a entrada e saída de embarcações náuticas no Mogi Guaçu. A ponte foi importada da Inglaterra e construída em 1913, sendo um dos principais patrimônios históricos do município, estando localizada  no antigo porto da Companhia Paulista.

Turismo religioso

A região é conhecida também por possuir um turismo religiosos, se destacando o Santuário Diocesano de São Sebastião. O templo católico foi construído em um estilo neoclássico, sendo idealizado pelo arquiteto Benedito Calixto Neto. Ele também é o responsável por  vários templos, inclusive do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida.

A capela é composta por pinturas de sobre a vida de São Sebastião feitas pelo renomado pintor italiano de arte sacra Antônio Maria Nardi. Além disso, é recheada de belos vitrais e imagens sacras.

A cidade ainda possui o Cristo Redentor, que apresenta a dimensão de 18 metros de altura e 8 metros de envergadura. Ele foi construído em 1976 e detém o título de maior Cristo Redentor do Estado. Ele está localizado no Parque Residencial do Redentor, às margens da rodovia SP-215.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas