quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Campo Grande
34°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Porto Alegre: o que fazer na Orla do Guaíba

Situada próximo ao Centro Histórico de
Porto Alegre

, a Orla do Guaíba
é a principal atração da capital gaúcha. Esse marco histórico e cultural reúne opções de lazer para todos os gostos e idades, que vão da prática de exercícios à contemplação do belíssimo pôr-do-sol.

Não é de hoje que a orla é um famoso ponto de confraternização e descanso para os porto-alegrenses. Antes mesmo de sua revitalização, que teve início em 2015, o espaço já era uma escolha frequente para o entretenimento dos moradores da capital.

Desde 2018, entretanto, a popularidade da região assumiu outra proporção. A inauguração da “nova” Orla do Guaíba
a consagrou como o maior ponto turístico da cidade, com deques de madeira, arquibancadas, mirantes, quadras esportivas, ciclovias, bares e até um restaurante panorâmico. Dessa forma, o parque urbano se tornou um ícone paisagístico e arquitetônico.

Durante o mês de maio de 2024, o local não escapou dos estragos causados pelas inundações no
Rio Grande do Sul

. A orla ficou parcialmente submersa e muitos pontos, inclusive quadras de esportes e pistas de caminhada, precisaram ser interditados.

Com o recuo das águas, esse espaço de acesso público voltou à ativa, mas ainda há estabelecimentos da região, como bares e restaurantes, que seguem em reestruturação e sem data para reabertura.

Continua após a publicidade

O que fazer na nova Orla do Guaíba?

Orla Skate Park

Desde 2021, Porto Alegre
abriga a maior pista de skate da América Latina, a Orla Skate Park
. Situado no trecho 3, o espaço de acesso público já foi sede para campeonatos nacionais, como o Skate Total Urbe, que contou com a presença de grandes nomes do esporte, entre eles a medalhista olímpica Rayssa Leal.

Próximo à pista e temporariamente fechado devido aos danos causados pelas enchentes, o
Espartano da Pista

possui em seu cardápio petiscos, hambúrgueres e drinques. Para auxiliar nos reparos, o estabelecimento está vendendo marmitas, que podem ser encomendadas pelo Instagram
.

Quadras esportivas

Com a revitalização, foram inauguradas 29 quadras de esporte. Basquete, patinação, futebol, vôlei, tênis, beach tennis e futevôlei são algumas das modalidades que podem ser praticadas nesse grande complexo esportivo à beira do Guaíba. Para utilizá-las, basta realizar o agendamento online
.

Os exercícios não precisam ficar restritos às quadras. Corridas, caminhadas e passeios de bicicleta são uma ótima pedida para quem vai à orla. Nos finais de semana e feriados, vale ainda aproveitar o bloqueio do tráfego na Av. Edvaldo Pereira Paiva para alugar um quadriciclo com os amigos e se divertir nas pistas.

Continua após a publicidade

360 POA Gastrobar

Inaugurado em 2018, o
360 POA Gastrobar

é uma referência no
Rio Grande do Sul

, com uma estrutura envidraçada sobre as águas do lago. Além de um cardápio repleto de deliciosos pratos da gastronomia sulista, o espaço possui vista panorâmica para a orla e para o rio.

Entre as especialidades da casa, estão o risoto de pesto com camarão, o salmão na crosta de nuts e o lombo de cordeiro. As sobremesas também se destacam. Mousse de doce de leite, sorbet de frutas com chantilly, brownie com sorvete de iogurte e blondie de milho são algumas opções.

Passeios de barco

Para quem deseja conhecer a orla a partir de outro ângulo, um passeio de barco pode ser a escolha ideal. O tradicional
Cisne Branco

, por exemplo, oferece diferentes experiências a bordo. Uma delas é o clássico passeio “Navegando Pelo Guaíba”, que contorna as ilhas da região. Outra opção é o “Happy Hour”, que acontece durante o pôr-do-sol e com música ao vivo. O embarque é no Cais do Porto, Armazém B3, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site
.

Continua após a publicidade

Há outras companhias que também oferecem passeios semelhantes, como a
Porto Alegre 10

e a
Noiva do Caí II
.

Cais Embarcadero

Seja para um almoço em família ou para beber um drinque com os amigos, o Cais Embarcadero
é uma excelente opção. Além de contar com uma bela vista para o Rio Guaíba, esse espaço de gastronomia e entretenimento reúne música ao vivo, brinquedoteca ao ar livre e confortáveis espreguiçadeiras.

O local está temporariamente fechado devido aos estragos causados pelas enchentes de maio e, apesar dos esforços coletivos, ainda não há previsão de retomada. Para saber mais sobre a reestruturação do Cais Embarcadero
, vale acompanhar o seu perfil no Instagram
.

Parque Pontal

Situado na área do antigo Estaleiro Só, o
Parque Pontal

é um destino encantador para quem quer aproveitar um domingo ensolarado. Além das áreas verdes, o complexo multiuso conta com um shopping, hotel e centro de eventos. Na parte externa, há um píer, mirantes, arquibancadas, ciclovia, pista de caminhada e painéis interativos que contam a história do espaço.

Para quem parte do Skate Park em direção ao Pontal, vale ainda dar uma passadinha na
Fundação Iberê Camargo
.

Inaugurado em 1995, o espaço fomenta a aproximação entre o público e as grandes obras da arte brasileira do século XX.

Pôr do sol

Se tem algo que não pode ficar de fora do seu passeio à Orla do Guaíba
, é assistir ao seu nacionalmente famoso pôr do sol sobre as águas do lago, que encanta turistas e moradores com os tons de laranja que se intensificam conforme a noite chega. Vale conferir se ele faz jus ao título de “mais bonito do mundo” que os gaúchos lhe dão.

Continua após a publicidade

No inverno, vale aproveitar o cenário deslumbrante para se aquecer com um bom chimarrão na companhia de amigos e familiares. Já em dias mais quentes, nada melhor do que contemplar a paisagem em um piquenique no gramado
. Nesse caso, o Parque Pontal
(veja no tópico acima) pode ser o lugar ideal.

Leia tudo sobre Porto Alegre

Busque hospedagem em Porto Alegre

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas