O empresário polonês Władysław Grochowski anunciou nesta quarta-feira (24) um programa de incentivos para aumentar a taxa de natalidade no país. Proprietário de uma das maiores redes hoteleiras e imobiliárias da Polônia, ele promete recompensas para casais que conceberem filhos em seus hotéis ou apartamentos.
A informação foi divulgada em entrevista ao site financeiro money.pl. Grochowski declarou que quer estimular a natalidade e chamou atenção para o impacto da queda demográfica na Polônia.
Entre os benefícios, estão festas gratuitas em salões e restaurantes da rede, como batizados ou celebrações familiares. O empresário também garantiu que alguns hotéis do grupo contam com igrejas restauradas para casamentos e batismos, além de parques onde será plantada uma árvore para cada nascimento registrado.
Benefícios e impacto social
Grochowski ainda prometeu bônus em dinheiro de 10 mil zlotys (cerca de R$ 15 mil) a clientes e funcionários que tiverem um filho em até cinco anos após a compra de um imóvel da empresa.
“ Pais do primeiro bebê nascido dentro do programa também receberão um carrinho e um pacote especial de boas-vindas ”, disse.
O empresário defendeu que o setor privado deve atuar em questões sociais.
“ Empresas deveriam se envolver mais em temas sociais, inclusive apoiando a reversão da tendência demográfica negativa no nosso país. Em 2026, a Polônia gastará quase 5% do PIB em defesa, mas de que adianta se a demografia nos eliminar? ”, afirmou.
Segundo dados do Eurostat, a Polônia registrou em 2023 uma média de 1,2 nascimentos por mulher, queda em relação a 1,33 em 2021 e muito distante dos 2,06 de 1990. O país enfrenta, assim como outros da Europa, dificuldades para reverter a baixa natalidade.
O grupo Arche, fundado por Grochowski nos anos 1990, soma mais de 4 mil quartos de hotel, 27 restaurantes e já construiu mais de 10 mil apartamentos. A empresa também desenvolve ações sociais, como preservação do patrimônio, incentivo ao esporte e apoio a refugiados.
Em 2014, Grochowski e a esposa, Lena, criaram a Fundação Lena Grochowska, que tem auxiliado refugiados ucranianos desde o início da guerra em 2022. Pelo trabalho humanitário, o casal recebeu em 2023 o Prêmio Nansen do ACNUR, sendo reconhecido como vencedor regional para a Europa.
Em entrevista ao site da ONU, o empresário resumiu sua filosofia: “Fazer dinheiro nunca foi interessante para mim. Eu sempre quis ser útil ou estar envolvido em algo. Eu opero através das emoções.”