Passageiros do voo (8755) de Madri para Campinas (SP) aguardam desde sábado (11/10) um voo da Azul para retornar ao Brasil. A decolagem da capital espanhola seria às 13h45, mas teve que ser adiada por probblemas técnicos na aeronave.
Segundo a jornalista Akemi Duarte, que retornaria para Belo Horizonte junto com o marido, Victor Oliveira, os cerca de 300 passageiros foram orientados a desembarcar com os pertences pessoas depois de três horas de espera dentro da aeronave.
“No Aeroporto de Madrid, não há guichê, nem balcão de informações da Azul, não havia nenhum funcionário para dar explicações ou direcionamento aos passageiros. Ficamos abandonados no aeroporto por cerca de 8 horas sem auxílio, informação, ajuda com internet, nem alimentação”, afirmou Akemi Duarte.
“Ao final da tarde, apareceu uma funcionária e emitiu para os passageiros uma declaração de contingência, um atestado que dizia que o voo havia sido cancelado por manutenção da aeronave. Foi criado um grupo de WhatsApp com os passageiros e por volta de meia-noite e meia ainda havia relatos de pessoas que não conseguiram fazer check-in nos hotéis por conta de overbooking e estavam dormindo nas recepções”, completou a jornalista.
Três cancelamentos
Os passageiros afetados foram comunicados por email pela Azul sobre o cancelamento de três voos para o Brasil, um deles partiria nesta segunda-feira (13/10). Uma nova mensagem foi passada pela Azul informando que a nova data será quarta-feira (15/10). Leia no final deste post nota da Azul sobre este assunto.
Depois dos três cancelamentos, Akemi Duarte comprou uma passagem aérea em um voo da Air Europa. A jornalista disse que algumas pessoas pagaram mais de R$ 10 mil por uma passagem de retorno ao Brasil.
“Há relatos de quem ficou no hotel de que a reserva da Azul acabou meio dia e eles foram expulsos do hotel”, disse Akemi Duarte.
Leia nota da Azul
São Paulo, 13 de outubro de 2025 – A Azul informa que, devido a questões técnicas, o voo AD8755 (Madri-Viracopos) de sábado, dia 11, precisou ser cancelado.
Os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão sendo reacomodados em outros voos. As equipes da Azul estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os Clientes da melhor forma possível.
A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.