quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Parque Natural de Vila Velha reabrirá para visitação pública

O Parque Natural Municipal do Morro da Manteigueira, que estava fechado desde 2022, por causa da pandemia, será reaberto a partir de fevereiro de 2026. O local ficou quase 3 anos aguardando investimentos e manutenção e, segundo a prefeitura, vai oferecer um modelo de recepção estruturado com controle de acesso, circuito atualizado de trilhas e mirantes. 

A nova estrutura terá também uma sede administrativa, com Centro de Apoio ao Visitante, guarida, decks, bicicletário e estacionamento. A unidade é ideal para quem gosta de caminhar por trilhas. Localizada no bairro da Glória, às margens da  Baía de Vitória e na foz do Rio Aribiri, em Vila Velha (ES), a área é composta por 168 hectares de Mata Atlântica. É considerada uma das mais importantes da região metropolitana de Vitória(ES). O local apresenta ainda manguezal, brejo e formações rochosas naturais dentro da área urbana.

A história

A origem do nome “Morro da Manteigueira” remonta ao início do século XX. Segundo a história local, uma casa em formato arquitetônico semelhante a uma mantegueira foi construída no ponto mais alto do morro. Aquela casa passou a servir como ponto de referência para muitos moradores da região, que passaram a chamar todo o local dessa forma.

Em 1992, a partir do decreto municipal nº 215/92, a região foi reconhecida como Parque Ecológico Espera-Maré. O nome faz referência a um tipo de caranguejo da fauna local. No ano seguinte, passou a se chamar Parque Ecológico Paulo Vinha e, a partir de 2003, passou a se chamar Morro da Manteigueira.

Informações de visitação

Para chegar ao Parque, o visitante deve ir pela Rua do Mourisco, onde o pórtico será reinstalado e ficará próximo ao controle de entrada e da recepção. Após a reabertura, funcionará de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita para moradores e turistas. O local vai operar com controle de acesso, sinalização interpretativa e padrão técnico de manejo ambiental.

Conheça outras unidades de conservação da região

Parque Natural Municipal de Jacarenema

Esta unidade de conservação ambiental é localizada no bairro Barra do Jucu, em Vila Velha (ES). Possui aproximadamente de 346 hectares de vegetação típica da zona costeira, com restinga, manguezal, mata ciliar e áreas de brejo. Também abriga o estuário da foz do Rio Jucu.

A área também foi criada por decreto municipal em uma região que sofria com a degradação ambiental. Hoje, Jacarenema representa um dos principais remanescentes naturais do litoral estado do Espírito Santo. As grandes atrações da região são as aroeiras, bromélias, pitangueiras, gravatás e outras plantas típicas, além da fauna com uma enorme diversidade de pássaros, anfíbios, repteis e pequenos mamíferos. O manguezal do parque funciona como berçário para várias espécies de peixe da região.

Segundo a prefeitura, este parque tem um papel fundamental na preservação do Rio Jucu, pois funciona como zona de amortecimento de erosão, avanço do mar e enchentes. A região que também ajuda no equilíbrio do clima, atualmente, possui um Centro de Educação Ambiental, trilhas interpretativas, áreas para atividades pedagógicas e pesquisas universitárias. 

Jacarenema é uma unidade de conservação de proteção integral de Vila Velha. Por ter uma posição geográfica estratégica na cidade, é uma das  áreas mais sensíveis que compõem o meio ambiente de Vila Velha, então, não é permitido nenhum tipo de comércio.

Para visitá-lo, é necessário pegar a estrada de acesso que vai da Praia de Itaparica até a Ponte da Madalena, na Barra do Jucu. O funcionamento vai das 6h às 20h. O Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal de Jacarenema é fechado para visitantes. Só são permitidas atividades para escolas municipais, visitas orientadas e pesquisas acadêmicas, no momento.

Monumento Natural Morro do Moreno

O Morro do Moreno fica no bairro Praia da Costa, próximo ao Parque da Prainha. Com quase 184 metros de altitude, a área de mata é menor, se comparada aos outros; possui 61 hectares preservados. O morro é conhecido por suas trilhas de subida e mirante natural, de onde é possível vera orla de Vila Velha, Baía de Vitória, do Convento da Penha e da Terceira Ponte.

O ponto turístico era muito utilizado por amantes da escalada, trekking e outros esportes ao ar livre, mas está fechado. A vegetação é um misto de Mata Atlântica e ripestre com uma fauna variada. Segundo a prefeitura,  a visitação não está sendo permitida devido às obras de requalificação e estruturação. Mas a previsão é reabri-lo no segundo semestre de 2026.

turismo.ig.com.br

X