Um novo vídeo divulgado na terça-feira (26) mostrou o momento da erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, que voltou a entrar em atividade na sexta-feira (22). Considerado um dos mais ativos do mundo, lançou jatos de lava que chegaram a atingir 30 metros de altura.
Assista:
Esta foi a 31ª atividade do Kilauea desde dezembro. Mesmo com a intensidade do fenômeno, nenhuma casa da região foi ameaçada. Ainda segundo a imprensa local, nenhum civil foi ferido.
Na manhã de sexta-feira (22), a abertura norte na cratera do cume iniciou um processo de respingamento, conforme definido por especialistas da vulcanologia.
Já na parte da tarde, a lava começou a transbordar lançar os jatos que chegaram a 30 metros. A erupção, contudo, ficou contida dentro da cratera do cume.
Saiba mais
O Kilauea, localizado na Ilha do Havaí, a aproximadamente 320 quilômetros ao sul de Honolulu, já registrou outras trinta erupções desde dezembro.
Entusiastas podem assistir ao vivo
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) mostra a atividade do vulcão em tempo real pela internet. Janice Wei, fotógrafa, em entrevista ao jornal americano CBS News, comparou os momentos de lançamento de jatos de lava com um “show’.
“Cada erupção é como estar na primeira fila do maior show da natureza. Quando a lava sobe como uma fonte, soa como um motor a jato ou como ondas do mar se chocando. E dá para sentir o calor a mais de um quilômetro de distância”, declarou.