segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Novas rotas ajudam empresa economizar 216 mil litros de querosene

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Um projeto de redesenho das rotas de aproximação e decolagem das aeronaves da Azul no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está ajudando na redução do tempo da viagem e na economia de combustível.

O projeto começou no dia 7 de agosto deste ano em parceria com a equipe de Rotas & ATC da Azul e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo tráfego aéreo em todo o território brasileiro. Os controladores de tráfego aéreo também passaram por um treinamento.

Como são traçadas as rotas

Segundo a Azul, o projeto criou trajetos mais diretos para as aeronaves, eliminando voltas desnecessárias e otimizando o caminho até a pista ou para fora do aeroporto. Por exemplo, na viagem entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Campinas, houve uma redução de 74 quilômetros no trajeto, o que representa até 10 minutos a menos de tempo em voo.

A Azul estima uma ecomomia de 180 mil quilos de combustível (216 mil litros) e uma redução de 560 toneladas de emissão por mês de CO₂. Além disso, os ajuses permitem a chegada e as saídas a pista de Viracopos mais diretas, reduzindo a necessidade de desvios adicionais gerando um ganho significativo de eficiência.

“Essas mudanças trazem benefícios concretos tanto para a eficiência da operação quanto para o meio ambiente. É um projeto que alia tecnologia, planejamento e compromisso com a sustentabilidade, além de reforçar a parceria da Azul com o controle aéreo brasileiro”, afirma Daniel Tkacz, VP de Operações na Azul.

Ampliação do projeto

O Aeroporto de Campinas é o maior centro de distribuição de voos (hub) da Azul no Brasil. Diariamente a  companhia opera mais de 300 voos em Campinas entre chegadas e partidas.

A Azul pretende levar o projeto de Viracopos para outros aeroportos brasileiros, reforçando a importância de soluções para os desafios da aviação moderna.

“Participar desse projeto, reestruturando rotas e elaborando novas cartas de navegação aérea para um dos aeroportos mais movimentadas do país, foi uma oportunidade de aplicar, na prática, o compromisso do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) com a modernização
do espaço aéreo brasileiro. Desenvolver procedimentos mais diretos, seguros e eficientes significa não apenas otimizar as operações aéreas, mas também contribuir para a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2.”, afirma a Tenente-Coronel Engenheira
Cristiane de Barros Pereira, Chefe da Divisão de Operações do ICA.

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