O ministro do Turismo, Celso Sabino, acaba de publicar uma portaria com novas regras para o check-in e check-out de hotéis em todo o Brasil. A fiscalização ficará a cargo do próprio Ministério do Turismo.
Pelas novas regras, o valor da diária deve corresponder a 24 horas. Mas até 3 horas desse período podem ser usadas para arrumação, higiene e limpeza do quarto. Além disso, os hotéis poderão cobrar tarifas diferenciadas em casos de uso extraordinário, como entrada antecipada ou saída depois do horário. Na prática, isso significa que a diária do primeiro e do último dia será de 21 horas. Ou seja, o hóspede paga por uma diária de 24 horas, mas o período efetivo de uso do quarto pode ser de até 21 horas, porque até 3 horas ficam reservadas para a limpeza. Esse tempo, porém, não pode ser cobrado à parte, já está incluso no valor pago.
Essas condições precisam ser informadas com antecedência ao hóspede, assim como os horários de entrada e saída, e o tempo estimado de limpeza e organização do quarto.
Segundo o Ministério do Turismo, hotéis, agências de turismo e até plataformas digitais que ofereçam reservas estão obrigados a informar claramente essas regras ao cliente.
Durante a estadia, os estabelecimentos também devem oferecer serviços de limpeza compatíveis com o perfil do hotel. No mínimo, é exigida a higienização completa do quarto, a troca da roupa de cama e das toalhas.
Outra novidade é a criação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital. Com ela, os viajantes poderão fazer o check-in antecipado online, o que agiliza o atendimento e reduz custos com papel para os hotéis.
E é válido lembrar que, há cerca de um mês, a deputada Carol Karam já vinha pleiteando mudanças nesse processo, justamente para evitar que os hóspedes fossem prejudicados nos horários de check-in e check-out.
Em conversa comigo, Carol afirmou que ainda pretende realizar algumas mudanças neste tema. A ideia, segundo ela, é avançar com alterações que tragam mais clareza para o hóspede, como a definição do que é considerada uma diária, o que caracteriza uma meia diária, o que deve ser entendido como hospedagem e o que se enquadra como pernoite.
O desafio daqui pra frente será equilibrar a previsibilidade que o hóspede busca com a flexibilidade que os hotéis precisam no dia a dia.
Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos…