O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou mudanças nas regras para a concessão de isenção de entrevista para vistos de não imigrante.
As novas diretrizes entram em vigor a partir de 2 de setembro de 2025 e vão reduzir o número de solicitantes dispensados do encontro presencial com um agente consular.
De acordo com o órgão, a exigência valerá para praticamente todos os candidatos, incluindo menores de 14 anos e pessoas com mais de 79, com poucas exceções.
Continuam aptos à dispensa titulares de determinados vistos diplomáticos e oficiais, como A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 e TECRO E-1, e cidadãos mexicanos que renovem o Cartão de Travessia de Fronteira.
Também poderão se beneficiar solicitantes que renovem vistos B-1, B-2 ou B1/B2, desde que o pedido seja feito em até 12 meses após o vencimento do anterior e que o titular tivesse pelo menos 18 anos na emissão.
Para obter a isenção, o requerente deverá apresentar a solicitação no país de nacionalidade ou residência, não ter tido vistos negados (exceto se a recusa tiver sido revertida ou dispensada) e não apresentar qualquer inelegibilidade aparente.
O Departamento de Estado reforçou que agentes consulares podem solicitar entrevistas presenciais a qualquer momento, mesmo para candidatos que se enquadrem nas exceções.
A recomendação é que interessados consultem os sites das embaixadas e consulados para confirmar requisitos, procedimentos e serviços disponíveis.
A decisão substitui a atualização anterior da política de isenção de entrevista, publicada em 18 de fevereiro de 2025.