O turismo brasileiro vive um momento considerado histórico por quem trabalha no ramo, e deve ganhar novo impulso. Durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”, nesta terça-feira (19), o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou medidas voltadas à inclusão de mais brasileiros nas viagens pelo país.
Uma das iniciativas vai ser a realização do Salão do Turismo, depois de 12 anos sem que o evento fosse promovido.
O Portal iG vai acompanhar tudo direto do local, de quinta-feira (21) até sábado (23), no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Novidades e bons números
Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), a área cresceu 6,6% em relação ao ano passado, com destaque para estados como Rio de Janeiro(+14,2%), Bahia(+9,3%) e Rio Grande do Sul(+9,4%).
O Brasil entrou, pela primeira vez, no ranking da ONU entre os dez países que mais expandiram o turismo mundial, alcançando a segunda posição no período de janeiro a junho.
Entre as iniciativas anunciadas foi a parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), que garante 15% de desconto em hospedagens para professores da rede pública e privada e para mulheres que viajam sozinhas. A medida, segundo o ministro, tem caráter inclusivo.
“ Os professores merecem conhecer o Brasil, porque são eles que ensinam a cultura e a história às nossas crianças e jovens. E sabemos que muitas mulheres, por diferentes motivos, têm receio de viajar sozinhas. O desconto garante mais segurança e novas oportunidades para que vivam experiências pelo país” .
Treinamento e geração de empregos
O governo também aposta na qualificação profissional como peça-chave para sustentar o crescimento.
Segundo o ministro, estão em andamento cursos em idiomas, hotelaria, receptivo e agências de viagem. Só no primeiro semestre, o setor abriu mais de 114 mil vagas formais de trabalho, com destaque para o setor hoteleiro.
Salão e Feirão do Turismo, em São Paulo
As novas medidas serão apresentadas ao público durante a 9ª edição do Salão do Turismo.
O evento vai reúnir as 27 unidades da Federação, com experiências culturais, gastronômicas e de negócios com entrada gratuita.
No mesmo espaço, será realizado o Feirão Nacional do Turismo, conhecido como a “Black Friday do setor”, com mais de 100 empresas participantes e descontos de até 30% em pacotes, hospedagens e passagens. A feira também terá versão digital, disponível até 27 de agosto.
A programação do Salão terá como tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” e inclui uma série de atrações:
- Cozinha Show com chefs preparando receitas típicas das 27 unidades da Federação;
- Mercadão da Agricultura Familiar, reunindo 69 expositores de todo o país;
- Espaço voltado à sustentabilidade, com apresentação de dez projetos ligados à agenda climática e turismo responsável;
- Núcleo do Conhecimento, que promoverá cerca de 40 palestras sobre acessibilidade, economia criativa, segurança de mulheres viajantes e tendências do setor;
- Programação musical com artistas de destaque nacional, como Léo Santana, Leonardo, Simone Mendes, Yasmin Santos, Murilo Huff e a dupla Guilherme & Benuto.