quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Noite Mineira de Museus agita 94 cidades do estado; confira

Nesta quinta-feira (27), acontecerá a 14ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas e, pela primeira vez, 17 novos municípios participarão da programação oficial do evento. São eles: Alagoa, Berizal, Bocaiuva, Conceição do Rio Verde, Durandé, Fortuna de Minas, Guarani, Luisburgo, Nova Resende, Pains, Pará de Minas, Rio Pomba, Rio Preto, Santos Dumont, Taparuba, Várzea da Palma e Visconde do Rio Branco.

Este será o momento para aproveitar atividades gratuitas como exposições, oficinas, saraus, visitas mediadas, exibições de filmes, apresentações artísticas instalações e ações educativas. Todas as atividades serão oferecidas a partir das 18h, com entrada livre para todos os públicos e e se encerram às 22h. 

A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT – MG) com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, e apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

Segundo a SECULT – MG, o principal o objetivo do evento é oferecer a programação cultural das cidades para um público mais diverso, principalmente trabalhadores que não conseguem desfrutar dos eventos e atividades no horário comercial. Dessa forma, a Secretaria de Cultura e  Turismo de Minas Gerais pretende aproximar moradores e visitantes das cidades mineiras dos espaços de memória, leitura e cultura no estado.

Novidades

Nesta edição, o evento acontecerá em 94 municípios e envolve a participação de 110 equipamentos culturais. Serão 59 bibliotecas públicas e comunitárias, 33 museus e 18 centros culturais, além de casas de cultura e espaços expositivos, oferecendo uma programação diversificada com 122 atividades gratuitamente.

Este evento público acontece a cada dois meses no estado para estimular o uso dos equipamentos culturais e a produção de arte local, com a intenção de fortalecer as comunidades e a cultura do estado de Minas Gerais. Abrir as portas dos museus durante a noite também abre novas possibilidades para que a cultura local se expanda.

na Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. Foto: Divulgação SECULT-MG

Minas Gerais é conhecida por sua imensa riqueza cultural. Este evento acontece nas cidades maiores e no interior do estado para com a intenção de descentralizar a arte, ampliar o alcance das iniciativas de lazer e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a experiências culturais de qualidade.

A programação completa  com o roteiro de atividades em cada cidade pode ser acessada no site da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais: https://www.secult.mg.gov.br.

turismo.ig.com.br