Niterói (RJ) agora tem uma nova estação de bicicletas compartilhadas no bairro São Francisco. O ponto fica entre a Avenida Quintino Bocaiuva e a esquina Presidente Roosevelt e oferece 21 vagas. A iniciativa, segundo a prefeitura, faz parte da expansão de acesso a modais de transporte sustentáveis.
As bicicletas compartilhadas saõ gratuitas e podem ser acessadas pelo aplicativo NitBike. Com a nova estação, a cidade que já possui o título de Bike-friendly está com 51 pontos em operação. A prefeitura quer ampliar ainda mais o acesso e prevê a instalação de mais 62 estações em diferentes bairros para os próximos meses.
A instalação de novos pontos será nos seguintes bairros:
Charitas
Pé Pequeno
Engenhoca
Barreto
Ilha da Conceição
Icaraí
São Domingos
A cidade “Amiga da Bicicleta”
Em novembro deste ano, Niterói foi eleita a cidade que mais incentiva a cultura ciclística na América Latina, segundo Índice Copenhagenize 2025. No ranking, ficou na frente de Fortaleza, Bogotá (Colômbia), Guadalajara (México) e Buenos Aires (Argentina). Na disputa com as europeias, ficou em 7º lugar e, no geral, em 47º.
A avaliação é divulgada a cada dois anos e analisou cerca de 100 cidades de 44 países diferentes usando critérios como infraestrutura segura e conectada, uso e alcance do veículo e políticas de apoio ao modal cicloviário. Niterói possui 90 quilômetros de malha cicloviária com ciclovias e ciclofaixas, além de calçadas compartilhadas. Atualmente, cerca de 150 mil ciclistas estão cadastrados no aplicativo.








