Niterói (RJ) terá o maior plantio urbano de frutas do Brasil. A ação acontece no Parque Orla de Piratininga, onde já foram cultivadas 900 mudas de espécies frutíferas e nativas em dois meses.
A meta é alcançar mais de 5 mil mudas em sete meses, criando espaços de convivência e contato com a natureza.
Segundo a prefeitura, o projeto aposta em espécies que não são mais encontradas com facilidade no comércio, como grumixama, araçá, uvaia e cereja-do-mato. O objetivo é que o plantio ajude no maior consumo de frutas por parte da população.
O prefeito Rodrigo Neves (PDT) explicou que o plantio busca unir preservação ambiental e segurança alimentar.
“ O projeto nasce com uma proposta que vai além do paisagismo. Ele é um convite à memória afetiva, ao resgate de sabores e histórias e, ao mesmo tempo, uma ação concreta de estímulo à segurança alimentar, ao reflorestamento urbano e ao fortalecimento da biodiversidade local ”, afirmou.
Ele explica ainda a importância das palmeiras jerivás, espécie resistente que atrai mais de 80 aves nativas. “ As palmeiras jerivás são campeãs na atração de aves locais, o que reforça a importância de seu plantio ”, disse o prefeito.
Revitalização do POP e expansão do projeto
O “Fruta no Pé” integra o processo de revitalização do POP, que busca recuperar ecossistemas de restinga e ampliar áreas de lazer. Além do corredor verde, a iniciativa inclui fragmentos florestais para fortalecer a biodiversidade.
De acordo com Neves, a proposta faz parte de um plano maior de sustentabilidade urbana.
“ Agregamos meio ambiente e gestão pública em uma simbiose perfeita. O pomar urbano faz parte de uma estratégia maior da Prefeitura de Niterói para transformar a cidade em modelo de sustentabilidade ”, afirmou.
Antes do lançamento oficial, a Secretaria de Conservação implantou um projeto-piloto em áreas como Jurujuba, Charitas e Camboinhas. Cerca de 500 mudas foram plantadas em pontos antes utilizados para descarte de lixo ou ocupações irregulares.
O prefeito lembrou que Niterói já recebeu reconhecimento internacional em arborização.
”Esse pomar urbano tem tudo a ver com Niterói. Nós temos um comprometimento muito firme com o meio ambiente e a arborização, com 150 mil mudas plantadas ao longo dos últimos anos ”, disse.
Selo internacional e reconhecimento
Niterói foi premiada pelo quarto ano seguido com o selo “ Cidade Árvore do Mundo ”, concedido pela Arbor Day Foundation . O município mantém mais de 60 mil árvores catalogadas e cerca de 150 mil mudas plantadas nos últimos anos.
O programa Arboribus mapeia e avalia as árvores da cidade, permitindo a remoção segura de exemplares em risco e garantindo o replantio de espécies nativas.
Moradores também reconhecem os impactos positivos do projeto. Mônica Alizeira Damparo, que vive há 29 anos no bairro do Caramujo, comemorou a iniciativa.
“ Isso aqui para mim é uma alegria. Morei em fazenda e tinha essas frutas, mas aqui a gente não vê mais. Vai ser bom para as crianças conhecerem o que já não tem no comércio ”, disse.
Ela contou que a novidade terá impacto especial no cotidiano do neto de cinco anos. “ Vai ser bom para o meu netinho, que é autista, poder ver, tocar e sentir essas frutas ”, completou.