Após a passagem do ciclone que atingiu São Paulo na noite de quarta-feira (10) as companhias aéreas suspenderam os voos para garantir a segurança dos passageiros e a segurança aérea como um todo. Os ministérios decidiram estender o horário das atividades aéreas nos aeroportos de Congonhas até 0h, excepcionalmente, nesta quinta-feira(11). As instituições afirmaram que medidas necessárias estão sendo adotadas, como eventuais ajustes operacionais, para a rápida normalização das atividades.
O Ministério de Portos e Aeroportos e a Anac recomendam que os passageiros entrem em contato direto com a companhia aérea para solicitar as assistências previstas na Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016. Caso a empresa não solucione o problema, o passageiro pode registrar reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.
A Anac monitora tanto as reclamações registradas quanto as respostas apresentadas pelas empresas aéreas. As informações ajudam a direcionar ações de fiscalização e a aplicação de penalidades caso haja infrações coletivas e descumprimento sistêmico das obrigações.
Veja quais são os direitos dos passageiros do transporte aéreo
Quando há atraso, cancelamento ou o voo é interrompido, o passageiro tem direito à assistência material gratuita, conforme o tempo de espera no aeroporto, contado a partir do momento da ocorrência.
As regras para cada caso são as seguintes:
A partir de 1 hora: direito a comunicação (internet, telefone etc.);
A partir de 2 horas: direito a alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
A partir de 4 horas: direito a serviço de hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta ao local da hospedagem.Para atrasos superiores a 4 horas, cancelamentos e interrupção do serviço, a empresa deve oferecer, para escolha pelo passageiro, as opções de:Reacomodação em outro vooReembolso integralExecução do serviço por outra modalidade de transporte, conforme o casoA reacomodação deve ser gratuita e ocorrer na primeira oportunidade, em voo próprio ou de outra empresa aérea, com data e horário mais próximos aos voos originais. Se essa alternativa não favorecer o passageiro, ele pode escolher outro voo da mesma empresa em data e horário de sua preferência, sem pagar a mais. Para esclarecer mais dúvidas a Anac recomenda procurar o site da instituição.
O que dizem as empresas aéreas
As empresas aéreas emitiram nota dizendo que estão seguindo a resolução nº 400 da ANAC e os cancelamentos são reflexos dos impactos meteorológicos que fogem do controle das empresas. Dessa forma, alguns voos sofreram atrasos ou foram cancelados ontem e pode acontecer o mesmo hoje, devido a eventos climáticos.
Noota na íntegra da Gol
A GOL informa que, nesta quinta-feira (11/12), as operações seguem regulares nos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU).
Devido às condições meteorológicas adversas no estado de São Paulo – um fator totalmente alheio ao controle da Companhia – alguns voos foram cancelados ou sofreram atrasos na quarta-feira (10/12). Como consequência da grande contingência de ontem, novos atrasos podem ocorrer ao longo do dia de hoje (11/12).
Para maior comodidade, clientes impactados pelos atrasos e cancelamentos de ontem (10/12) que tenham disponibilidade para alterar seu voo podem fazê-lo sem custos adicionais. A mudança é autorizada dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino, e não é necessário comparecer ao aeroporto para realizá-la.
Caso o Cliente deseje remarcar sua viagem, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento da GOL através do chat por meio do site voegol.com.br ou pelo telefone 0300 115 2121.
Nota na íntegra da Latam
A LATAM Airlines Brasil alerta que há reflexos nesta quinta-feira (11 de dezembro) dos impactos meteorológicos registrados na sua operação no país, fato totalmente alheio ao controle da companhia. A LATAM precisou cancelar ou reprogramar voos desde quarta-feira (10 de dezembro) por condições climáticas adversas no estado de São Paulo, especialmente nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
Por isso, a LATAM orienta que o cliente consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto, e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. Caso o voo tenha sido afetado, o cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, basta guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Ou entrar em contato pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo para viajar dentro dos próximos 15 dias. Essa alteração deve ser realizada antes da partida do voo original e é uma medida que ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.
A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.
Nota na íntegra da Azul
A Azul informa que, devido às condições meteorológicas adversas registradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste nesta quarta e quinta-feira, diversos voos precisaram ser cancelados ou alternados para outros aeroportos, motivo alheio à vontade da Companhia. As alterações afetaram também voos em outras regiões, em função do sequenciamento das operações das aeronaves.
A Companhia ressalta que os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em razão do ocorrido, a Azul recomenda que seus Clientes fiquem atentos às notificações enviadas por e-mail, SMS e WhataApp, além de acompanhar suas reservas no site www.voeazul.com.br ou aplicativo da empresa.Por liberalidade, a Azul também está flexibilizando sua política de remarcação afim de minimizar os impactos aos seus passageiros. Com isso, Clientes com passagens emitidas para os dias 11 e 12 de dezembro poderão alterar suas viagens até o dia 18 de dezembro gratuitamente ou, ainda, se optarem pelo cancelamento do voo, manter o crédito integral do valor pago para utilizar em outra oportunidade, em até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete.A Azul lamenta eventuais transtornos e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.












