terça-feira, 8 de outubro de 2024
Campo Grande
31°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Minas Gerais: esculturas de Aleijadinho voltam para Congonhas

Após quase um ano de sua remoção, as 64 obras de Antônio Francisco Lisboa – mais conhecido como Aleijadinho – voltaram para as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo, em Congonhas (MG). As esculturas, que representam a trajetória de Jesus Cristo até a crucificação, tinham sido retiradas em outubro de 2023 para passar por um processo de desinfestação.

Os trabalhos de Aleijadinho estão espalhados pelo interior mineiro, em cidades como Ouro Preto , Sabará, São João Del Rei e, claro, Congonhas.

Quais são as principais obras de Aleijadinho em Congonhas?

As grandes contribuições atribuídas a Antônio Francisco Lisboa na cidade ficam no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. As estátuas reformadas são aquelas que compõem a representação da Via Sacra, contando o caminho de Jesus até a crucificação e sendo parte das Capelas dos Passos da Paixão de Cristo.

Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, rodeado por esculturas de Aleijadinho, é a grande atração da cidade André Líbero/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons

Ornamentando a escadaria do santuário estão aquelas que são consideradas a obra prima do artista: as esculturas dos 12 Profetas. Revitalizadas pela última vez em 2023, essas peças são emblemáticas desde a confecção. O mineiro teria esculpido os Profetas quando a lepra – que causava limitações nos seus movimentos – já estava em estágio mais avançado, entre 1800 e 1805, com auxílio de ferramentas especiais e ajudantes. A doença teria sido o motivo do artista receber o apelido infame que perdura até hoje.

Como foi feito o processo de desinfestação?

As esculturas foram removidas para proteger os materiais utilizados nas obras: Aleijadinho utilizava pedra-sabão e cedro-rosa nas esculturas, deixando as peças vulneráveis à ação do tempo e alguns parasitas, como é o caso do cupim. O método escolhido foi a anóxia, que consiste em inserir o material numa bolha, adicionar um gás inerte e retirar o oxigênio do interior, deixando assim por 45 dias até eliminar os cupins.

Continua após a publicidade
anoxia-esculturas-aleijadinho
Esculturas passaram por processo de anóxia, embaladas com gás inerte de modo a matar os parasitas André Brasil/Iphan/Reprodução

Depois de serem desembaladas, as obras passam por imunização com produtos protetores, mirando na prevenção de novas infestações futuras.

Como chegar até Congonhas

Para quem deseja ir de avião, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Aeroporto Tancredo Neves), em Confins, é o mais próximo. Partindo de BH, basta pegar a rodovia BR-040 em sentido sul, em direção ao Rio de Janeiro. A cidade de Congonhas fica a cerca de 85km de distância, levando pouco mais de 1 hora de carro saindo da capital mineira.

Partindo de São Paulo, o melhor caminho é seguindo pela BR-381 até o trevo de Lavra, onde você deverá acessar a BR-265 até Barbacena. De lá, basta pegar a BR-040 até Congonhas. A viagem leva cerca de 9 horas.

Saindo do Rio de Janeiro também é utilizada a mesma rodovia, num trajeto que passa por Petrópolis, Juiz de Fora, Barbacena e Conselheiro Lafaiete, levando algo próximo de 7 horas até Congonhas.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Minas Gerais

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas