A Latam investiu R$ 40 milhões na construção do hangar 9 do seu centro de manutenção MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), localizado em São Carlos (SP). O hangar, inaugurado nesta sexta-feira (26/9), vai gerar 300 empregos.
O centro de manuteção da Latam é o maior da América do Sul. A obra durou apenas 10 meses e vai permitir a manutenção pesada de aeronaves Boeing 787 Dreamliner, a segunda maior da frota Latam, e que realiza os voos internacionais da companhia de longa distância. O centro pode realizar simultaneamente a manutenção de 3 aeronaves Airbus A320 que transportam até 174 passageiros.
Jatos da Embraer
Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença de executivos da companhia, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, a Latam anunciou que a manutenção dos jatos da Embraer que serão entregues no segundo semestre de 2026 será feita em São Carlos.
A Latam vai comprar até 74 aeronaves da Embraer modelo 195-E2 . Esse jato de corredor único é o maior da fabricante brasileira e pode transportar até 150 passageiros. Segundo a Latam, o pedido inclui 24 entregas firmes. O valor das aeronaves está avaliado em aproximadamente US$2,1 bilhões (preço de tabela).
22 oficinas e 9 hangares
Com 9 hangares, o Centro de Manutenção da Latam ocupa uma área de 95 mil m² e conta. São 22 oficinas que empregam cerca de 2 mil profissionais. O centro é responsável por mais de 60% das manutenções programadas de toda a frota do grupo Latam.
“É emocionante ver São Carlos consolidada como um verdadeiro polo de desenvolvimento aeroespacial do Brasil, que além da manutenção de excelência abriga também a nossa Escola de Mecânicos e um histórico de inovação contínua”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
Mecânicos de manutenção aeronáutica
Em dezembro de 2024 a Latam inaugurou em São Carlos a Escola Latam de Mecânicos, em cerimônia que contou com a presença do ministro do Trabalho do Brasil, Luiz Marinho.
A primeira turma teve 80 bolsistas. Mais de 1,7 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo. A escola de mecânicos da Latam é a única companhia aérea brasileira com um Centro de Instrução certificado da Agência Nacional de Aviação Civil) (ANAC).
Segundo a ANAC, a Latam liderou o mercado doméstico em agosto com 41%, seguido pela Gol (30,1%), e Azul (28,4%. Até novembro deste ano serão criados pelas companhias Latam e Gol 12 voos domésticos .