O trem noturno da linha Vitória-Minas que vai atender os estados de Minas Gerais e Espírito Santo nos meses de janeiro e julho de 2026 irá beneficiar os passageiros de mais uma cidade. A Vale incluiu Itabira (MG) na circulação nortuna do trem de passageiros.
O IG Turismo divulgou com exclusividade no dia 11 de outubro a criação do trem noturno pela Vale, empresa responsável pela linha Vitória-Minas. O pedido de inclusão de Itabira nos novos horários foi feito pelo Sindicato Metabase com o apoio da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Vale (Aposvale).
Segundo o presidente do Metabase, André Viana Madeira, a Vale vai criar uma linha que sairá de Itabira e fará a ligação com Nova Era (MG) em um horário que permitirá o embarque no trem noturno que seguirá para Cariacica (ES), na Grande Vitória.
Quando começa a venda das passagens?
Andre Viana lembra que a baldeação em Nova Era já é feita todos os dias pela Vale no horário da manhã e no retorno do Espírito Santo. Apesar de o horário do trem ainda não ter sido divulgado oficilamente, o presidente da Metabase acredita que as partidas de Belo Horizonte Cariacica serão às 20 horas.
A Vale informou duranre reunião com o Metabase e Aspovale que as passagens do trem noturno começam a ser vendidas no dia 15 de novembro. Com os novos horários, no mês de janeiro o trem Vitória-Minas deverá transportar nos dois sentidos cerca de 100 mil pessoas.
O trem noturno foi criado pela Vale para atender a grande procura de viagens entre Minas Gerais e o Espírito Santo principalmente no verão., Os mineiros “invadem” as praias capixabas, principalmente o litotal de Guarapari.
Os novos horários criados pela Vale fazem parte do novo contrato de concessão da ferrovia que a Vale que foi negociado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trem percorre todos os dias 664 km entre Minas Gerais e o Espírito Santo. A viagem dura cerca de 13 horas.
São 30 estações de embarque e desembarque nos dois estados. O trem Vitória-Minas tem vagões executivos e econômicos, todos com ar condicionado.
Valor das passagens
As passagens na classe executiva custam R$ 116. Na classe econômica o passageiro vai pagar pelo trajeto completo R$ 81. Cada pessoa pode levar gratuitamente uma mala pesando até 32 quilos e uma bolsa de mão.
A Vale garante em cada viagem uma gratuitade para idosos com mais de 60 anos com renda de até dois salários mínimos. Saiba mais detalhes sobre a gratuidade AQUI . .








