A Latam, maior companhia aérea brasileira, abriu cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes. Os contratados irão atuar em São Paulo, nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
As inscrições estão disponíveis a partir de terça-feira (10/6) e poderão ser feitas até dia 20 de junho na página trabalhe conosco da Latam. A companhia tem 20,5 mil funcionários no Brasil. Em janeiro deste ano a empresa anunciou a contratação de 900 comissários de bordo e copilotos.
Para concorrer as vagas de copilotos é preciso ter curso superior completo, licença de piloto comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em avião.
5 mil horas de voo
É necessária uma experiência mínima de 5 mil horas de voo em linhas aéreas regulares para ser comandante. A Latam exige ai nda pelo menos 3 mil horas em aviões a jato e 500 horas em comando de aeronaves semelhantes ou maiores que o Airbus A320.
” Hoje, a LATAM oferece as melhores oportunidades de carreira para pilotos na aviação civil do país, graças à solidez e abrangência do grupo, que permite o desenvolvimento tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Somos também uma companhia aérea em atividade mais longa da aviação nacional, o que traduz nossa consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação brasileira “, afirma Harley Meneses , diretor de Operações da Latam.
Como é o treinamento
O processo de treinamento dos novos pilotos da Latam dura, em média, de 3 a 4 meses e é dividido em três etapas principais. Confira abaixo
Os pilotos estudam na primeira fase os sistemas das aeronaves, aspectos técnicos, procedimentos organizacionais, além da legislação e regulamentação aeronáutica vigente. Nesta etapa p treinamento é em solo.
Segundo a Latam, a maior parte desse conteúdo é ministrado online. As atividades práticas ocorrem presencialmente na Academia Corporativa Latam.
Assim que o treinamento de solo for concluído, os pilotos avançam para a fase prática em simuladores de voo, sempre em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Essa etapa prepara os pilotos para enfrentar situações normais e emergenciais.
O treinamento é concluído com uma avaliação rigorosa conduzida por um examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Esse profissional que confirma ou não o avanço à última fase.
A última etapa é instrução em rota. Nesta etapa os pilotos são acompanhados por comandantes instrutores experientes e se adaptam à rotina operacional da Latam, familiarizando-se com os aeroportos e procedimentos locais.
Embora já elaborados desde a fase do simulador, é necessário passar por uma avaliação final em voo para serem habilitados a atuar como copilotos ou comandantes sem supervisão.
Após essa etapa inicial, todos os pilotos participam regularmente de treinamentos e exames de revalidação para garantir a constante atualização e segurança nas operações.