Luana Piovani relatou nesta quarta-feira (6) um episódio de constrangimento que viveu no aeroporto de Nova York. A atriz disse que foi impedida de embarcar no voo 202 da TAP para Lisboa, mesmo tendo passagem de classe executiva comprada desde 12 de junho. O caso ocorreu no último dia 1º e foi denunciado pela atriz nas redes sociais.
Luana afirmou que gravou o depoimento após dias de ansiedade. “ Eu estou para fazer esse vídeo há dois dias, toda vez que penso me dá gatilho. Hoje acordei, fui fazer pilates e gravei, porque preciso registrar o absurdo que passei ”, disse.
No relato, a atriz explicou que chegou cedo ao aeroporto, sendo a primeira na fila do embarque. Segundo ela, funcionários terceirizados da DNATA, responsável pelo atendimento da TAP nos Estados Unidos, alegaram que sua reserva não existia no sistema.
“ Eu mostrando a passagem, eles dizendo que eu não existia. Comecei a falar com a minha agência, que confirmou minha reserva. De repente, me tiraram do voo 202 e me colocaram no do dia seguinte, sem explicação ”, contou.
Luana disse ter enfrentado ironias de funcionários durante a discussão. “ O rapaz riu de mim, a moça olhava de baixo para cima. Eu estava nervosa, tentando entender o que acontecia, e eles debochando ”, afirmou.
Segundo ela, apenas uma funcionária identificada como Glenda demonstrou empatia. “ Era a única que dizia: ‘I’m so sorry, miss’. Ela sentia pelo meu estado psicológico, porque eu estava desesperada ”, relatou.
A atriz disse que só conseguiu voltar para casa porque sua agência comprou uma nova passagem, no voo 204, pelo valor integral. “ Fiquei sentada com minhas malas, digerindo o cortisol, enquanto me diziam que eu estava atrapalhando o trabalho deles ”, lamentou.
Supervisora foi citada
Luana criticou o comportamento da supervisora Ana Veloso, que, segundo ela, apareceu apenas horas depois. “ Chegou com empáfia, ríspida, sem oferecer solução. Me tratou como se eu estivesse tentando dar um golpe ”, disse.
Ela afirmou ainda que houve a ausência de funcionários próprios da TAP no aeroporto de Nova York, onde o atendimento é feito apenas por terceirizados. “ Em NY não há escritório da TAP, só a DNATA faz o check-in. E eles tratam o passageiro como se fosse um problema ”, criticou.
Durante o vídeo, Luana questionou o tratamento dado pelas companhias aéreas. “ Até quando vamos pagar caro para sermos tratados dessa maneira? Até quando vamos sofrer injustiças, perder direitos e viver terror nos aeroportos? ”, indagou.
A atriz afirmou que pretende processar a TAP. “ Os advogados já foram conectados, vamos abrir um processo. Que vergonha ”, disse. Ela também citou casos semelhantes, como o da atriz Ingrid Guimarães, e levantou a hipótese de discriminação. “ Será que fui mais uma mulher acima de 40 anos, solteira, escolhida para me dar mal? Pode ser que tenha sido ”, declarou.
No final do vídeo, Luana pediu mais organização dos passageiros contra abusos. “ Nós não podemos permitir que as companhias façam isso. Precisamos nos unir, porque é impossível aceitar tanta falta de respeito ”, concluiu.