A cidade de Araxá conhecida pelos seus doces e pela história de “Dona Beja” , onde viveu e tornou-se a famosa Ana Jacinta de São José, está a procura de um comprador do Hotel Colombo que tem a fama entre os moradores da cidade de ser mal-assombrado.
O hotel está desativado desde 2015. Para atrair um comprador, a Prefeitura de Araxá, proprietária do imóvel, decidiu leiloar o imóvel com várias facilidade. Quem vencer o leilão poderá dar entrada de 25% do valor e pagar o restante em 60 parcelas. O lance mínimo é de R$ 2,6 milhões.
Segundo a Prefeitura Municipal de Araxá, o fututo proprietário do Hotel Colombo terá fazer investimentos para revitalizar o imóvel. O imóvel fica no Barreiro, onde estpa localizado famoso Grande Hotel de Araxá.
O Hotel Colombro tem 7.615 m² de área com dois prédios, capela e piscina. O imóvel é tombado como patrimônio histórico pela Constituição de Minas Gerais. Em 2012 a Prefeitura de Araxá chegou a instalar gabinetes mo hotel.
“O edital de leilão do complexo do Hotel Colombo exige preservação de sua arquitetura e características originais, sendo ideal para projetos de requalificação cultural, hoteleira ou educacional com viés de sustentabilidade e valorização do patrimônio”, informou a Prefeitura de Araxá.
Os interessados na compra do Hotel Colombo poderão visitar o imóvel. É preciso fazer agendamento prévio por e-mail ([email protected]), com no mínimo três dias úteis de antecedência ao leilão.
Segundo a Prefeitura de Araxá., a visitas devem ocorrer até 48 horas antes do leilão, respeitando o cronograma oficial. O leilão será realizado exclusivamente online. pela plataforma www.mgl.com.br. As propostas poderão ser enviadas às 9 horas de20 de agosto.
A iniciativa faz parte dos esforços do município em dar nova destinação a bens públicos ociosos, com potencial de atrair investimentos, gerar empregos e movimentar a economia local. O dinheiro arrecadado com a venda do Hotel Colombo será aplicado pela Prefeitura de Araxá em obras de infraestrutura urbana.
Hotel funcionou por 83 anos
O Hotel foi construído em 1929 pelo imigrante italiano Luiz Colombo. Ele funcionou por 83 anos e já hospedou o ex-presidente Getúlio Vargas e o ex- governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, além de Santos Dumont.
O prédio é cercado por casas e quem mora na região conta que no telhado do prédio do antigo Colombo tem uma mulher caminha pelo telhado. Além disso, eles contam que gritos estrondosos ecoam pelos corredores.
A mulher teria cometido suicído no hotel e a notícia se espalhou pelo Brasil, afastando os hóspedes, o que causou a falência do empreendimento. Por ser uma “lenda popular”, a Prefeitura de Araxá não cita essa informação na divulgação sobre o leilão.