O turismo brasileiro passa a contar com uma nova ferramenta de modernização. Nesta terça-feira (16), durante a abertura da Equipotel, em São Paulo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a implementação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital.
A iniciativa substitui o modelo tradicional em papel e visa tornar o processo de hospedagem mais ágil, seguro e alinhado às novas tecnologias.
A nova plataforma, desenvolvida em parceria com o Serpro, permitirá check-in e check-out digitais, pré-preenchimento de dados via gov.br e até uso de QR Code para agilizar o atendimento.
Além de trazer praticidade aos viajantes, a solução assegura maior segurança das informações e fornece estatísticas em tempo real para embasar políticas públicas.
“O turismo brasileiro vive um processo de modernização. A ficha digital elimina burocracias, amplia a proteção de dados e oferece uma experiência mais eficiente para hóspedes e empreendedores”, afirmou Celso Sabino.
Segundo o Ministério do Turismo, os benefícios se estendem a todo o setor:
- Para hóspedes, a possibilidade de check-in antecipado elimina filas e reduz tempo de espera.
- Para hotéis, a integração automática de dados reduz custos com papel e garante conformidade legal.
- Para o governo, os registros digitais padronizados reforçam a coleta de informações estratégicas sobre o fluxo turístico.
Na ocasião, também foi assinada uma portaria que regulamenta procedimentos mínimos de limpeza e arrumação em meios de hospedagem, determinando transparência nos horários e tempo de serviço já incluídos no valor da diária.
A apresentação ocorreu durante a Equipotel, considerada a maior feira de hospitalidade da América Latina, que reúne especialistas e empresas do setor para discutir inovação e competitividade no mercado.








